Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Câmara Municipal de Tamarana aprovou em segundo e último turno durante a sessão da segunda-feira (23) os projetos encaminhados pela prefeitura que preveem a transformação de três secretarias municipais em autarquias. A medida irá abranger as pastas de Assistência Social, Educação e Saúde. Cinco vereadores votaram a favor dos textos. Outros três foram contra.

As matérias serão encaminhadas para a sanção do prefeito Beto Siena. O chefe do Executivo local lembrou que a alteração irá resultar em economia para os cofres públicos municipais (a projeção inicial é de R$ 1.920.000,00 ao ano), que, além de ajudar a diminuir o índice de despesas com pessoal da Prefeitura de Tamarana (calculado atualmente em 50,79% da receita corrente líquida), abrirá caminho para a implantação de novos projetos em prol dos cidadãos. "Quem ganha com isso é a própria população, que vai ser beneficiada com mais programas, já que a gente vai ter mais recursos para investir", afirmou Beto.

A iniciativa integra as ações que a administração municipal estuda executar, ou já tem praticado, para começar 2018 em situação financeira mais confortável, pois, entre outros aspectos, há uma estimativa de que a participação de diversos municípios do Paraná na distribuição do montante arrecadado com o ICMS terá redução no ano que vem. "Estamos tomando providências, porque o prefeito tem essa preocupação a longo prazo. Ele [Beto] tem muitos investimentos que quer ajudar a realizar em Tamarana, como moradia, asfalto, entre outros. E, para isso, é preciso de recursos", disse o secretário de Administração do município, Roberto da Silva.

Agora, com as autarquias criadas, a prefeitura irá ingressar na Justiça nos próximos meses para requisitar a isenção de cerca de 20% do pagamento de parte da contribuição patronal ao governo federal. A intenção, conforme o prefeito, é buscar obter esse aval primeiramente em caráter liminar e, em um segundo momento, solidificar a medida por meio de uma decisão definitiva do Judiciário. "Essa conduta já foi adotada [transformação de secretarias em autarquias] por vários municípios. Já é uma decisão final do Supremo Tribunal Federal", complementou o diretor de Desenvolvimento do município, Wagner Barros.

Lucas Marcondes Araújo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.