Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A data da fixação da obra feita pelo artista Henrique de Aragão foi alterada do dia 11 para o próximo dia 25 de abril. Portanto, no próximo dia 25, uma sexta-feira, às 20h30 acontece o evento de entrega da escultura, no Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã
 
Após meses sendo restaurada, depois de ter voltado da UEL, a escultura do Cristo Libertador, de 4,5 metros de altura, será enfim fixada em Ibiporã, em frente ao Auditório Pioneiros, no complexo da antiga Estação Ferroviária (Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural).
 
A entrega à comunidade será no próximo dia 25 de abril, quando será exibido um filme e será entregue um material impresso, produzidos pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, explicando a história da obra de arte, que foi incompreendida e rejeitada em alguns lugares por onde passou.
 
Feita em aço e latão pelo artista plástico de Ibiporã, Henrique de Aragão, a obra se tornou famosa pela polêmica que gerou, por se tratar de um Cristo nu, coberto por uma grande pomba (de 2m de envergadura), que representa o Espírito Santo, e tendo atrás um sol (de 3,6m de diâmetro), que representa Deus Pai.
 
Aragão, hoje com 83 anos, diz não acreditar que a obra acabou voltando para Ibiporã, onde foi esculpida na década de 70, a pedido do então bispo de Apucarana, Dom Romeu Alberti. O Cristo foi feita originalmente para compor o altar da Igreja Matriz de Colorado, na região de Maringá, e entregue em 1976.
 
Depois, na década de 90, ficou exposto na rotatória do CCH, na UEL, em Londrina, mas como foi retirado e estava esquecido em um barracão da universidade, a Fundação Cultural de Ibiporã e o artista decidiram pedi-lo de volta, em 2012, e o trouxeram para Ibiporã, onde precisou ser restaurado para poder ser exposto novamente. No processo restauro, o artista teve o apoio da Prefeitura Municipal e do seu assistente Ediel de Almeida.
 
"Agora, no dia 25 de abril, iremos fixá-lo, com um grande evento e é mais uma obra para compor o nosso Museu de Esculturas ao Ar Livre de Ibiporã, que existe desde 1989, com várias esculturas espalhadas pela cidade, a maior parte delas do Henrique", afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra.
 
Jaime Kaster/Asimp/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã
 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.