Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é apresentar publicamente o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório

A CTG Brasil divulga o calendário de reuniões públicas com 21 municípios, aos quais apresentará o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial (Pacuera), da hidrelétrica Capivara. No Paraná, para Primeiro de Maio, Porecatu, Florestópolis, Alvorada do Sul e Sertanópolis, o encontro será no dia 5 de dezembro, às 18h, no auditório da Escola Municipal Cecília Meireles, em Primeiro de Maio. Já Leópolis, Ibiporã, Jataizinho, Rancho Alegre, Sertaneja, Itambaracá e Santa Mariana terão sua reunião no dia 7 de dezembro, às 18h, no Clube Municipal de Leópolis.

Nesses encontros o público poderá conhecer o plano, que faz parte do licenciamento da hidrelétrica Capivara, para opinar sobre ele. De acordo com a companhia, que é concessionária da usina, as comunidades envolvidas estão sendo informadas com antecedênciapara que os interessados programem sua participação, inclusive solicitando transporte gratuito das cidades vizinhas até a sede da reunião mais próxima.

“Com base na legislação e considerando as características ambientais e os usos atuais, a proposta de uso do reservatório será levada às comunidades para discussão com um viés principal, que é o uso sustentável do entorno e do espelho d’água”, expõe Rogério Marchetto, gerente de Meio Ambiente da CTG Brasil.

O Pacuera foi primeiramente elaborado pela CTG Brasil, depois avaliado pelo Ibama e, por fim, receberá sugestões. “Essas reuniões contribuirão para a versão final do documento, já que os públicos participantes poderão nos destinar suas opiniões”, explica Marchetto.

Além da comunidade, são convidados para os encontros representantes do Ibama, IAP, Prefeituras Municipais, Câmaras Municipais, Ministério Público, Polícia Militar, Marinha e Comitês de Bacias Hidrográficas, entre outras instituições que poderão sugerir alterações, tanto em relação às restrições, quanto à flexibilização dos usos do reservatório de Capivara.

SERVIÇO

Solicitações de transporte devem ser endereçadas à concessionária pelo e-mail meioambiente.capivara@ctgbr.com.br, até o dia 27 de novembro.

CRONOGRAMA

Dia 4 (SP)- Iepê, Rancharia, Taciba e Nantes

Dia 5 (PR) - Primeiro de Maio, Porecatu, Florestópolis, Alvorada do Sul e Sertanópolis

Dia 6 (SP) - Florínea, Maracaí, Cruzália, Pedrinhas Paulista e Cândido Mota

Dia7 (PR) - Leópolis, Ibiporã, Jataizinho, Rancho Alegre, Sertaneja, Itambaracá e Santa Mariana

Rio Paranapanema Energia

A Rio Paranapanema Energia, uma empresa da China Three Gorges Corporation (CTG) no Brasil, opera e administra 10 usinas hidrelétricas, oito ao longo do rio Paranapanema, entre os estados de São Paulo e Paraná, e duas PCHs, no Rio Sapucaí-Mirim, nas cidades de Guará e São Joaquim da Barra, em São Paulo. Juntas, essas operações contam com 2.274 megawatts (MW) de capacidade total instalada.

Asimp/CTG Brasil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.