Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo do encontro, que será realizado na sede do Sebrae, é estreitar o contato e as relações comerciais com o país vizinho para a exportação de bonés

Na próxima terça-feira, dia 3, o cônsul da Argentina no Paraná, Pedro Ezequiel Marotta, estará em Apucarana para participar de um encontro com representantes de 30 empresas do segmento de confecção de bonés. O evento, organizado pela Agência Terra Roxa, será realizado na sede do Sebrae, que fica na avenida Irati, 602, e incluirá uma palestra com o tema “Argentina: perspectivas e oportunidades de negócios”, seguida de um bate-papo e uma visita in loco em uma das fábricas da cidade.

O consultor do Sebrae/PR, José Henrique Martins, diz que o setor de vestuário e bonés de Apucarana evoluiu muito nos últimos anos, não apenas na qualidade dos produtos, mas em termos de estrutura e equipamentos. “Os modelos de negócios se diversificaram muito e o segmento de bonés teve que se reinventar. Agora, estamos num momento propício para ampliar as exportações”, aponta. Os países do Mercosul, segundo o consultor, apresentam vantagens pelo transporte facilitado. Martins diz que, além de bom pagador, o mercado externo valoriza os produtos e são compradores fieis.

“O encontro com o cônsul argentino tem o objetivo de derrubar algumas barreiras psicológicas, de que é muito complicado exportar”, exemplifica Martins. A aproximação com o representante do país vizinho é uma das ações realizadas na tentativa de implantar uma cultura de exportação nas empresas. Algumas delas já enviaram seus produtos para outros países, como a própria Argentina, Paraguai, Espanha e até Estados Unidos. “Queremos que os empresários se apropriem do conhecimento, estruturem um sistema de exportação e que isso se torne rotina”, adianta.

O diretor executivo da Terra Roxa, Alexandre Farina, ressalta que o mercado argentino está muito próximo do Norte do Paraná e possui potencial interessante a ser explorado pelos empresários da região. “Temos um relacionamento muito frutífero com a representatividade argentina no estado. Já organizamos missões comerciais, rodadas de negócios, visitas diplomáticas e de lideranças políticas argentinas aqui”, cita. Como Pedro Ezequiel Marotta assumiu recentemente o trabalho no estado, Farina diz que o objetivo é trazê-lo para uma interação direta com lideranças, empresas e instituições do Norte do Paraná.

“Queremos potencializar o relacionamento cultural e comercial da Argentina com a nossa região”, acrescenta Farina. Segundo ele, a aproximação com o cônsul é a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido na região por meio do programa Exporta Mais Paraná, do Sebrae/PR em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), junto ao APL de Bonés. Por meio desse programa, empresários de Apucarana participaram de uma missão comercial a Buenos Aires e rodadas de negócios bem-sucedidas.

A presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elizabete Ardigo, diz que a visita será importante para que o cônsul confira de perto a dinâmica do setor e para a troca de informações. Segundo ela, a aproximação tende a “quebrar” um pouco da insegurança que ainda existe entre alguns empresários quando o assunto é exportação. “Acredito que, com essa interação com o cônsul, o interesse pelo mercado externo será maior”, avalia.

Para o gerente regional do Sebrae/PR no Norte do Paraná, Heverson Feliciano, a visita do cônsul argentino, que tem como pauta principal a exportação, evidencia a importância da região e do segmento de bonés. “Desse encontro podem surgir excelentes oportunidades de negócios e parcerias”, pontua.

A visita do cônsul da República da Argentina do Paraná, Pedro Ezequiel Marotta, está marcada para as 10 horas da próxima terça-feira, dia 3, na sede do Sebrae em Apucarana, que fica na Av. Irati, 602.

Asimp/Sebrae

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL