Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O grande desafio que o Governo do Estado e os municípios têm é a superação da crise econômica que atinge o país. A declaração foi feita pelo governador Beto Richa aos prefeitos da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) e da Cisnop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná), durante encontro na noite de terça-feira (17), em Cornélio Procópio. O governador participou da posse dos novos dirigentes das duas entidades, para o biênio 2017-2018.

“A crise sem precedentes faz com que as arrecadações caiam, dificultando o dever dos gestores públicos de cumprir com sua obrigação de prover as necessidades da população. Hoje temos a melhor situação financeira e fiscal do Brasil para continuar garantindo investimentos aos municípios”, disse Richa.

Ele reafirmou o compromisso com os municípios paranaenses. O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, assumiu a presidência da Amumop. O prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, foi empossado como presidente da Cisnop. O evento contou com a presença de 22 prefeitos da região.

“Nosso governo tem caráter municipalista, que tem acolhido e apoiado as prefeituras de forma decisiva, com bastante recursos e investimentos”, afirmou o governador, ao lembrar do repasse de recursos feito na segunda-feira no Palácio Iguaçu, em Curitiba. “Liberamos R$ 430 mi em cota extra de ICMS para todos os municípios, além de outros investimentos em diversas áreas da administração”, completou.

MAIS FORTES - Richa destacou, também, que o ajuste fiscal feito no Estado em 2014 permitiu o repasse de recursos aos municípios. “Estamos aqui para garantir municípios mais fortes, fazendo investimentos em uma gestão responsável que nos permite estar em todo o Estado anunciando investimentos e grandes obras”, disse.

Segundo Amin Hannouche, os municípios da região têm dificuldades em comum que vão ser trabalhadas pela associação. Ele destacou que a grande frente de trabalho da Amunop é a concretização da construção do Hospital Regional. 

“Temos a certeza que o Governo do Estado vai nos ajudar neste ponto”, disse. “O governador já demonstrou que ajuda os prefeitos e faz uma gestão municipalista”. 

Ele disse que todos os 22 municípios da região receberam o recurso extra do ICMS, foram recepcionados pelo governador e saíram com um cheque para aplicar em qualquer área que julgarem mais pertinente. 

PARCERIAS - O presidente da Cisnop, Edimar Santos, afirmou que existem três desafios para resolver. “Vamos retomar as parcerias e o diálogo, ampliando o número de consultas. Também queremos mudar a sede do Samu e trocar as ambulâncias”, disse. Segundo Santos, o ajuste fiscal feito pelo governo tem proporcionado recursos aos municípios do Paraná. “O ajuste feito tem aberto caminhos para o desenvolvimento do Estado. O Governo já anunciou R$ 1 mi para a reforma e a estruturação da sede administrativa do Consórcio”, afirmou. 

De acordo com ele, essa ação amplia o programa Mãe Paranaense e garante o Serviço de Reabilitação do Paraná, para melhor atender quem tem dificuldade de locomoção.

AMUNOP - A Associação Dos Municípios Do Norte Do Paraná (Amunop), fundada em 1994, integra 22 municípios e tem como sede a cidade de Cornélio Procópio, por ser a mais expressiva (tanto em PIB, população e infra-estrutura).

A região tem características de homogeneidade, pois os municípios têm em comum clima, vocação agropecuária e industrial. Também tem características de pólos, pois suas relações são conhecidas e interdependentes. Por fim, constitui uma região piloto, pois atende o quesito de planejamento administrativo e tomadas de decisões governamentais.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.