Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em 2014, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) chegou a marca de 1.172.670 exames práticos feitos no Estado. O número divulgado nesta quinta-feira (12) é o maior já registrado na história do departamento. A alta foi de 19,6% em relação ao ano anterior, quando 980.308 testes foram aplicados.

“O Detran qualificou servidores para atuar como examinadores, aumentando o número de pessoas capacitadas para esta função, e fez mutirões de exames práticos nas cidades em que a demanda é maior”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. Com as medidas, o tempo de espera por um teste em Curitiba caiu para 30 dias, uma redução de 50%.

Os exames práticos são feitos tanto para a primeira carteira de motorista quanto para adição de novas categorias de habilitação: “A”, “B”, “C”, “D” e “E”. Para ter direito ao teste, o candidato deve ter cumprido 45 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas, além de obedecer aos requisitos específicos de cada categoria. As aulas devem ser realizadas em um Centro de Formação de Condutores escolhido pelo candidato. 

CAPACITAÇÃO – Os servidores do Detran que quiseram incluir ou alterar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação para trabalhar nas bancas de exame prático de direção tiveram cursos pagos pelo Departamento. 

O Governo do Estado investe cerca de R$ 950 mil nas aulas. O objetivo é aumentar o número de examinadores, principalmente para as categorias pesadas. Por isso, o benefício é exclusivo para funcionários que já trabalhem ou desejam trabalhar como examinadores de trânsito.

Em 2014, 120 funcionários formaram-se no curso de examinador e vistoriador organizado pela Coordenadoria de Recursos Humanos do Departamento. 

MUTIRÕES - O número de mutirões em 2014 aumentou 39,2% na comparação com 2013. Ao todo, foram abertas 8.007 vagas contra 5.750 no ano anterior. 

As cidades beneficiadas foram Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Sarandi, Castro e Campo Mourão, que apresentaram maior demanda por testes práticos. Nos últimos quatro anos, foram ofertadas 46.334 vagas em todo o Estado.

EXAMES TEÓRICOS - Em 2014, foram feitos 395.695 exames teóricos de direção em todo o Estado. O teste é composto por 30 questões de múltipla escolha - uma delas obrigatoriamente sobre ciclista - e para ser aprovado o candidato precisa acertar 70% da prova. O tempo médio de espera para a realização do exame é de 15 dias em Curitiba.

NOVAS REGRAS - O Detran relembra os usuários que em 1 de março entra em vigor a portaria 635/2014, que atende a resolução 493 do Contran e aumenta a carga horária para 25 horas de aula prática para candidatos a categoria “B”, sendo obrigatoriamente cinco horas de aula no período da noite. 

Todos os 270 Centros de Formação de Condutores credenciados devem se adequar à nova regra até a data.

Agência de Notícias PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.