Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) atingiu nesta semana a marca de 200 terminais de autoatendimento instalados. Os equipamentos já estão presentes em 193 municípios, em todas as regiões do Estado. Com eles é possível realizar os principais serviços de habilitação e veículos em supermercados, shopping centers, prefeituras e locais de grande circulação. 

Desde o início da implantação, em agosto de 2013, foram mais de 627 mil acessos. A meta do Governo do Estado é aumentar este número com a instalação de mais 100 terminais até o fim deste ano. “Ao todo, serão 300 equipamentos em funcionamento até dezembro. Assim, conseguimos aproximar ainda mais o Detran dos usuários e damos mais agilidade ao atendimento ao cidadão”, diz o diretor-geral Marcos Traad. 

Os serviços oferecidos nos terminais são: solicitação de segunda via da CNH, solicitação da segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID), consulta à pontuação de CNH, consulta ao licenciamento, agendamento de curso de reciclagem, agendamento de exame médico, além da consulta de testes, recursos de multas e suspensão de CNH. 

DETRAN FÁCIL – O autoatendimento nos terminais faz parte da plataforma Detran Fácil, que envolve ainda os serviços online via internet e TV Digital. “O Detran Fácil integra diversos serviços com maior demanda entre os usuários. Desde o lançamento, em maio de 2011, já concluímos mais de um milhão e trezentos mil atendimentos, ou seja, evitamos que esta quantidade de usuários se deslocasse até uma sede física do Departamento”, explica Traad. 

Em 2014, mais de 625 mil processos foram finalizados utilizando a tecnologia. De 2011 para 2014 houve aumento de 800% no número de acessos e a expectativa é de que dobre na comparação com o ano passado. Isso porque a média mensal de acessos pelo Detran Fácil cresceu gradativamente desde a implantação. No primeiro ano eram cerca de 6 mil serviços solicitados por mês. Em 2012, o número dobrou (13 mil); Em 2013, triplicou (39 mil). Em 2014, já são mais de 77,5 mil acessos mensais. 

Agência de Notícias PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.