Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) promove em junho e julho, em cinco municípios, cursos de reciclagem para motoristas infratores pelo Sistema de Videoconferência. Em junho as aulas acontecem nas Ciretrans de Santo Antônio do Sudoeste e Realeza e em julho nas cidades de Jaguariaíva, Cidade Gaúcha e Catanduvas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas em uma das unidades da autarquia ou no site www.detran.pr.gov.br.

“A tecnologia avançada do Sistema de Videoconferência tem sido um recurso eficiente entre alunos e professores. Com uma transmissão de qualidade e segura conseguimos unir pessoas que se encontram em locais distintos, mas com os mesmos interesses”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O curso de reciclagem é obrigatório para o condutor que atinge 20 pontos na Carteira de Habilitação no período de 12 meses ou para quem comete uma infração que leva à suspensão direta, como dirigir sob influência de álcool. O infrator com a carteira cassada também deve participar dessa conscientização.

As aulas abordam a legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e relacionamentos interpessoais. O objetivo é promover uma reflexão e a mudança de comportamento dos participantes.

Antes do curso, o condutor deve entregar o documento de habilitação em uma unidade do Detran e, após a conclusão, pode resgatar o documento e voltar a dirigir. De julho de 2015 a maio de 2016, o Detran/PR atendeu 2,3 mil alunos em 75 cursos de reciclagem via Sistema de Videoconferência.

Legislação

A partir de novembro deste ano, o período de suspensão do infrator que atingir 20 pontos na carteira no período de 12 meses terá novas regras. Hoje, a suspensão mínima é de 30 dias e passará para seis meses. O tempo máximo continua um ano. A determinação consta na Lei Federal 13.281/2016 e ainda considera o caso de reincidência, que hoje tem o prazo mínimo de seis meses e que passará para oito meses.

Programação do Curso de Reciclagem
SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE E REALEZA
24, 25 e 26 de junho
JAGUARIAÍVA
15, 16, 17 de julho
CIDADE GAÚCHA
22, 23 e 24 de julho
CATANDUVAS
29, 30 e 21 de julho

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.