Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atenção Ibiporã e região: começa neste final de semana, sábado e domingo, dias 19 e 20 de março, o Circuito das Capelas - Projeto de recuperação da memória de Ibiporã, realizado pela Prefeitura Municipal e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI). Os objetivos são preservar a memória, valorizar a cultura local e promover o turismo.

O primeiro evento será neste sábado, dia 19 de março, a partir das 19h30, na Capela São José, na Taquara do Reino. No dia seguinte, domingo (20 de março), às 10h, será a vez da Capela São Sebastião, no Guarani.

Todos os eventos do circuito são abertos ao público. Traga a sua família e venha conhecer melhor as nossas capelas, com histórias, riquezas e paisagens surpreendentes.

As 23 comunidades participantes serão visitadas até o final do ano (veja a programação anexa). Nos últimos dias estivemos em todas as comunidades (FOTOS) convidando e divulgando o material aos pioneiros, que se emocionaram ao ver as imagens.

Serão exibidos nos eventos os documentários com depoimentos de pioneiros e moradores de cada capela, além de belas imagens que mostram a cultura e o valor histórico e artístico dessas localidades.

PROJETO MUNICIPAL

A produção ficou a cargo da equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) e o projeto dá sequência ao trabalho executado pela administração municipal, de recuperação da história e memória de Ibiporã. Já foram realizados os projetos ‘Nossa Gente - Nossa História’, publicados os dois volumes do ‘Compêndio Histórico de Ibiporã’, depois os projetos ‘Álbuns Urbanos’, ‘Modernização do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã’, a reforma e restauração da Estação Ferroviária, que se transformou no Museu do Café, além do projeto ‘Contos e Causos – História viva de Ibiporã’, que resultou na produção de oito DVD-books que trazem histórias dos nossos pioneiros.

ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA

“Após esses projetos de recuperação da memória de Ibiporã, completamos agora o ciclo com o Circuito das Capelas, que é uma forma de resgatarmos a nossa história a partir dos pontos onde os pioneiros que aqui chegaram, se instalaram para iniciar o trabalho nas lavouras”, diz o idealizador do projeto e secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

“As capelas são espaços que traduzem a forma de viver e conviver dessas famílias. Cada local tem a sua história, suas especificidades, festividades e seus 'contos e causos' para contar”, diz Dutra. O trabalho  de pesquisa resultou em um book com relatos, fotos e documentos destes locais, quatro documentários com 40 minutos de duração em média, agenda anual de festividades e mapa turístico. Também faz parte de um projeto da Secretaria de Cultura e Turismo, que é a visitação desses espaços. “Afinal, algumas capelas, além do valor histórico, também agregam importância artística e arquitetônica”, diz o secretário.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.