Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ela nasceu, em Dusseldorf, onze dias antes do início da Primeira Guerra Mundial. Já no Brasil, aonde chegou em 1937, acompanhou todo o drama alemão na Segunda Guerra. Aos 40 anos de idade, viu a Alemanha conquistar pela primeira vez a Copa do Mundo, na épica vitória sobre a Hungria de Puskas, em 1954, na Suíça. Semana passada, viu a Alemanha conquistar pela quarta vez a Copa do Mundo, na apertada vitória sobre a Argentina, no Maracanã.

Annelise Jung completou 100 anos de idade nesta quinta-feira 17 de julho de 2014. Muito provavelmente, é a mais antiga representante viva da comunidade alemã que fundou Rolândia. O almoço de aniversário ocorreu no Sítio São Joaquim, de Gisela Jung Palhano, a Gigi, sua “filha do coração”.

O evento, no qual foram soltos cem balões coloridos, reuniu sobrinhos, netos, bisnetos e amigos, que curtiram sorvete com calda de frutas naturais depois de degustarem risoto de aspargos, purê de batatas com repolho roxo e pato ao molho de laranja.

Na véspera, ganhou de um grupo de admiradores uma cesta com cem olhos-de-boi, fruta que, dizem, traz sorte.

Nesta quinta, lúcida, sorriu como há muito não se via. Do prefeito Johnny Lehmann, ganhou um abraço apertado, um buquê de flores e ma declaração: “Sua história é uma honra e um orgulho para todos nós”.

Annelli, para os íntimos, abriu mão das horas diárias de descanso para conversar, relembrar nomes e histórias de quando Rolândia engatinhava. Distribuía ja (sim) e nein (não) conforme as circunstâncias. Com uns, falava português; com outros, alemão. Em todos os casos, sempre com um enorme sorriso, a provar que a vida, sim, vale a pena.

Imprensa/Prefeitura de Rolândia

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.