Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em Rolândia, mais de 500 alunos dos 3º anos da rede municipal estiveram no Centro Comunitário João de Deus na terça-feira 28 de outubro para acompanhar a peça teatral em comemoração ao Dia do Dentista. A atividade, promovida pelas secretarias de Educação e Saúde, fez parte do Programa Saúde na Escola, do Governo Federal, com apoio dos profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Houve a participação de agentes comunitários, dentistas, auxiliares e técnicas de Saúde Bucal. As técnicas Ivone Liberatti, Roseane Cardoso e Sueli Wohel confeccionaram as roupas e desenvolveram grande parte do projeto.

O objetivo foi valorizar o profissional e também desmistificar a relação com o dentista. A peça teatral destacou a importância de a família comparecer aos agendamentos organizados pelo setor de Odontologia. E, também, para auxiliar as crianças na oportunidade de “não perderem dentes”, ou de sofrerem com dores desnecessárias.

Os estudantes receberam um lanche saudável, indicado às crianças que estão com a dentição em formação, oferecidos pelo Setor de Alimentação Escolar do município, além de lápis decorado e um folder informativo.  O evento contou com a presença do prefeito Johnny Lehmann, a chefe de Gabinete, Maria Luiza Muller, a secretária de Saúde, Giseli Freitas, e a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Silvia Unbehaun.

Em 25 de outubro comemora-se o Dia do Dentista, data estabelecida pelo decreto 9.311, de 1884, quando foram criados os primeiros cursos de graduação de Odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia.

Curiosidade

O dentista é o profissional que cuida dos dentes, gengivas e de alguns ossos faciais, como o maxilar. Além de tratar de cáries, o dentista é responsável  por realizar a prevenção de doenças da boca e ensinar a correta higiene bucal. Quando especializado em ortodontia, o profissional realiza os procedimentos necessários para corrigir a posição dos dentes por meio do uso de aparelhos ortodônticos e, quando necessário, por meio da extração de alguns deles. Alguns dentistas são responsáveis ainda por certos tipos de cirurgias faciais.

Imprensa/Prefeitura de Rolândia

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.