Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná registrou queda de 18,7% no emplacamento de veículos novos, entre janeiro e março deste ano, na comparação com o mesmo período de 2014. Segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), no primeiro trimestre de 2015 foram emplacados 66.481 veículos, contra 81.826 no ano anterior. 

O Estado seguiu a tendência nacional, puxada pelo fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, pelo Governo Federal. “Os índices estão relacionados diretamente com o fim do IPI reduzido, a crise econômica e as dificuldades na obtenção de crédito. Tivemos um período de alta nas vendas, mas o comércio diminuiu de forma considerável de 2013 para cá”, explica o diretor-geral do Detran Paraná e presidente da Associação Nacional dos Detrans, Marcos Traad. 

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revelam que no acumulado do primeiro trimestre houve queda de 15% na venda de veículos, em geral, em todo o Brasil. 

A maior queda foi no emplacamento de caminhões, ônibus e micro-ônibus: 36,1% na média nacional e 34,8% no Paraná. Automóveis e veículos comerciais leves tiveram redução de 16,2% nas vendas nacionais e 18,5%, no Estado, enquanto o emplacamento de motos caiu 8,6% no Paraná e 10,52% em todo o Brasil. 

CIDADES – As seis maiores frotas do Paraná apresentaram queda acentuada de novos emplacamentos nos três primeiros meses: Curitiba (6,3%); Londrina (36,8%); Maringá (26,5%); Cascavel (18,1%); Ponta Grossa (21,9%); e São José dos Pinhais (34,8%). 

Ainda assim, o número de veículos em circulação no Estado aumentou e promoções e preços especiais nas concessionárias atraíram consumidores como o estudante universitário, Matheus Marques, morador da Capital. “Estava pesquisando preços, mas sem nenhuma intenção de fechar negócio nesse momento. Acabei sendo surpreendido pela proposta e comprei o carro 0 km. Me deram mais de R$ 10 mil em descontos”, contou. 

Quase metade dos primeiros emplacamentos registrados pelo Detran Paraná em 2015, o equivalente a 31.418 veículos novos, foram feitos nos municípios que compõem a Grande Curitiba. A Região Norte do Estado respondeu por 18,9% dos emplacamentos (12.602 veículos) e o Oeste com 9,9% (6.440 carros). 

Atualmente, a frota paranaense soma 6.552.258 veículos, sendo que 78% estão registrados nos municípios do Interior do Estado. 

Agência de Notícias PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.