Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Duas instituições paranaenses, sendo uma delas uma empresa pública do Governo do Paraná, assumiram ontem (30) a liderança da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti). O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, foi eleito o novo presidente da associação, enquanto que Luiz Fernando Vianna, presidente dos Institutos Lactec, foi reconduzido ao cargo de vice-presidente da entidade para a região Sul.

Entre as principais ações como presidente da Abipti, Felix pontua uma maior aproximação com o setor empresarial. “É preciso promover uma vigorosa aproximação por meio da articulação da oferta de soluções tecnológicas e de assessoria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação por parte de seus associados”, afirma ele.

O diretor-presidente do Tecpar exerceu a presidência da Abipti de 1995 a 1999 e a vice-presidência de 1991 a 1994. Hoje, coordena a Comissão de Estudo Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CEE-130), responsável por criar normas para uniformizar a gestão de atividades para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Brasil e por representar o País nas discussões internacionais sobre o tema na Organização Internacional de Normalização (ISO).

Em 2014 e 2015, Felix presidiu a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob), que representa 21 laboratórios públicos brasileiros.

ABPTI

A Abipti é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne entidades públicas e privadas envolvidas em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, com presença nas cinco regiões e nas 27 Unidades da Federação.

A associação reúne 152 instituições brasileiras, como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Entre as entidades paranaenses associadas à Abipti estão, além do Tecpar e dos Institutos Lactec, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Fundação Araucária, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), a Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Toledo (Funtec) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Mais sobre a Abipti no site portal.abipti.org.br.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.