Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Duas instituições paranaenses, sendo uma delas uma empresa pública do Governo do Paraná, assumiram ontem (30) a liderança da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti). O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, foi eleito o novo presidente da associação, enquanto que Luiz Fernando Vianna, presidente dos Institutos Lactec, foi reconduzido ao cargo de vice-presidente da entidade para a região Sul.

Entre as principais ações como presidente da Abipti, Felix pontua uma maior aproximação com o setor empresarial. “É preciso promover uma vigorosa aproximação por meio da articulação da oferta de soluções tecnológicas e de assessoria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação por parte de seus associados”, afirma ele.

O diretor-presidente do Tecpar exerceu a presidência da Abipti de 1995 a 1999 e a vice-presidência de 1991 a 1994. Hoje, coordena a Comissão de Estudo Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CEE-130), responsável por criar normas para uniformizar a gestão de atividades para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Brasil e por representar o País nas discussões internacionais sobre o tema na Organização Internacional de Normalização (ISO).

Em 2014 e 2015, Felix presidiu a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob), que representa 21 laboratórios públicos brasileiros.

ABPTI

A Abipti é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne entidades públicas e privadas envolvidas em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, com presença nas cinco regiões e nas 27 Unidades da Federação.

A associação reúne 152 instituições brasileiras, como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Entre as entidades paranaenses associadas à Abipti estão, além do Tecpar e dos Institutos Lactec, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Fundação Araucária, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), a Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Toledo (Funtec) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Mais sobre a Abipti no site portal.abipti.org.br.

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios