Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Promovido pelo Sebrae/PR e governo do Estado, evento integra o Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos; desenvolvimento local e alianças estratégicas estarão em debate nos três dias do evento

Durante três dias, de 30 de novembro a 2 de dezembro, o município de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, será temporariamente a sede do governo paranaense. No período, prefeitos e prefeitas eleitos para os próximos quatro anos estarão na cidade para um encontro estadual promovido pelo Sebrae/PR e governo do Estado. O Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2017/2020, integra o Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos e tem como objetivo apoiar os chefes do Executivo e suas equipes no planejamento dos 100 primeiros dias de governo, apresentando programas que podem ser implementados nos municípios.

No total, 378 dos 399 municípios paranaenses já têm representantes inscritos e confirmados no evento. Nesta edição do Encontro, que ocorre no Rafain Palace Hotel & Convention, os eleitos terão a oportunidade de, por meio do contato com secretarias estaduais, empresas estatais e demais instituições, reunidas em estandes, conhecer as políticas e programas do governo do Estado, do Sebrae, do Sistema S e das instituições parceiras. Eles também saberão mais sobre as possibilidades de desenvolvimento local a partir da melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, com as orientações do Sebrae/PR.

O gerente da Unidade Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, César Rissete, conta que um dos papéis da entidade no evento é conduzir a oficina de criação do plano de ação para os primeiros 100 dias de governo. “Por meio das técnicas de planejamento, os prefeitos eleitos, seus vices e assessores poderão selecionar as atividades e prioridades do futuro governo. No evento, eles também terão a oportunidade de firmar parcerias com o Estado, por meio de suas secretarias e empresas, e com entidades patrocinadoras e apoiadoras do Encontro”, antecipa.

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que melhorou o ambiente e a realidade dos pequenos negócios, também estará em pauta no evento, juntamente com os programas estaduais voltados ao desenvolvimento dos municípios. Os líderes eleitos receberão, ainda, um guia sobre a importância do empreendedorismo e das pequenas empresas para o desenvolvimento da economia local. Trata-se de um o raio-x elaborado pelo Sebrae/PR, destacando a necessidade de gestores municipais investirem em políticas públicas focadas nos micro e pequenos negócios, que representam 99% dos estabelecimentos formais brasileiros e respondem por 60% dos empregos com carteira assinada.

Coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha explica que o Encontro é uma oportunidade de os eleitos conhecerem as ferramentas para melhorar o ambiente para os pequenos negócios locais. “Vamos lançar a chamada para a nova edição do Programa Cidade Empreendedora, que é a porta de entrada para os projetos do Sebrae no município. Aderindo, aquela cidade se torna prioritária para o Sebrae, que passa a trabalhar o empreendedorismo por meio de projetos de inovação, acesso a crédito, educação empreendedora e compras públicas”, exemplifica.

Inscrições

O Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos trabalha, de forma integrada e por meio de parcerias, temáticas como desenvolvimento local e regional, planejamento e gestão estratégica, liderança, além do papel das micro e pequenas empresas para a economia dos municípios.

A abertura do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos será no dia 30 de novembro, às 18h30, com a presença do governador Beto Richa; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Edson Campagnolo; e demais autoridades. O encerramento está marcado para as 18 horas do dia 2 de dezembro. Inscrições e informações podem ser obtidas pelo site oficial, onde também está disponível a programação completa para os três dias de evento: www.liderespublicos.pr.gov.br.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.