Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As obras de reforma e ampliação da 16ª Regional de Saúde de Apucarana (Norte) estão prontas e foram inauguradas pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, na última sexta-feira (16). A estrutura foi toda remodelada e ganhou novas instalações, como auditório, sala para videoconferência e salas de aula para capacitação de profissionais de saúde. Ao todo, são 950 metros quadrados de área construída e 1.300 metros quadrados de área reformada.

O Estado destinou cerca de R$ 2,5 milhões para a execução da obra, incluído todo o mobiliário. Houve melhorias também na Farmácia do Paraná, laboratório de entomologia, laboratório de vigilância da qualidade da água, setores administrativos, almoxarifado e câmara fria para guarda dos medicamentos repassados aos municípios.

MARCA - De acordo com Caputo Neto, o fortalecimento das 22 regionais de saúde tem sido uma das marcas da gestão Beto Richa. “Desde que assumimos, em 2011, temos o compromisso de resgatar nossas regionais. Estamos investindo pesado para reforçar a atuação dessas estruturas, que são extremamente importantes para aproximar o governo das pessoas”, disse o secretário.

Uma das funções fundamentais das regionais é o diálogo com gestores municipais. “Elas são responsáveis por auxiliar às prefeituras na condução das políticas públicas de saúde. Aqui temos profissionais preparados para dar suporte aos gestores, ouvindo as demandas dos municípios e oferecendo as soluções que poderão ser dadas pelo Estado para os principais problemas do sistema de saúde”, ressaltou Caputo Neto.

NOVOS SERVIDORES - Além de infraestrutura, as regionais de saúde vão ganhar novos servidores a partir do início do ano que vem. O concurso público da saúde foi feito justamente para recompor e ampliar o quadro de funcionários das unidades próprias da Secretaria da Saúde. Somente para a Regional de Apucarana, pelo menos 14 novos servidores devem ser incorporados.

ANTIGO SONHO - A diretora da 16ª Regional de Saúde, Clara Ilza Lemes de Oliveira, afirma que o projeto de modernizar as instalações era um sonho antigo de todos os funcionários. “Hoje poderemos oferecer uma estrutura digna para os nossos servidores. Trata-se de uma mudança radical, que garante mais conforto e segurança a esses profissionais que dedicam a vida em prol da saúde da população”, declarou.

O projeto de reforma e ampliação levou em conta uma série de itens para tornar o prédio acessível a pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. “Com três pavimentos, a planta antiga não tinha elevador e nem escada secundária. Após as mudanças, ambas as intervenções foram feitas e facilitam o acesso das pessoas”, revelou.

A partir de agora, a sede da regional passa a contar também com um amplo auditório para mais de 100 pessoas. A ideia é transformar o local em um pólo de capacitação em saúde. Cursos e treinamentos técnicos poderão ser realizados com maior frequência, atingindo as equipes de saúde dos 17 municípios de abrangência.

Para o prefeito de Apucarana, Beto Preto, a obra de ampliação consolida a unidade como um importante espaço de discussão das questões da saúde na região. “Para se ter ideia, esse prédio foi construído em 1987, na gestão do então governador José Richa. De lá pra cá, nenhuma obra desta magnitude havia sido feita aqui. Isso demonstra a sensibilidade do secretário Caputo Neto e do governador Beto Richa”, comentou.

SELOS DA QUALIDADE - Durante a solenidade de inauguração do prédio, Caputo Neto também entregou selos da qualidade para unidades de saúde de Kaloré e Novo Itacolomi. A certificação faz parte do projeto de tutoria, voltado à qualificação da atenção básica nos municípios. O selo é um reconhecimento as equipes de saúde que atingiram o objetivo na melhoria da gestão dos serviços de saúde.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.