Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em campo desde a semana passada para reconstruir trechos da rede elétrica danificados pela intensa chuva que atingiu o norte paranaense, empregados da Copel protagonizam histórias de superação para consertar os estragos. Até o momento, foram contabilizados 120 postes quebrados ou derrubados. 

Em locais como o distrito de Guairacá, em Londrina, a correnteza dos rios chegou a arrastar parte da rede elétrica, levando postes e fiação. Em Lerroville, a cheia do Rio Taquaruna deixou quatro postes quebrados. Já na região do Rio Ema, próximo à captação da Sanepar, em Rolândia, oito estruturas foram danificadas. 

O técnico de manutenção Raul Aparecido Pfahl acompanhou as cinco equipes da Copel que participaram do atendimento emergencial organizado para possibilitar a retomada do fornecimento de água ao município. “Conseguimos trocar postes e montar uma cabine para instalação de um transformador”, explica. 

Entretanto, a maior dificuldade encontrada pelas equipes foi chegar até os locais que tiveram danos na rede elétrica. Este é o caso do distrito de Guaravera, em Londrina, onde há 19 postes quebrados, como conta o técnico de projetos e obras Eduardo José Rodrigues. “Em Guaravera encontramos um senhor de 89 anos que relatou ter sido resgatado pelos vizinhos, pois em dez minutos a água invadiu sua casa. Estamos tentando acesso para reconstruir a rede no local desde a última quarta-feira (13), mas ainda não é possível passar com o caminhão”, descreve. 

TECNOLOGIA - Para recompor a rede em locais que tiveram o acesso prejudicado, as equipes têm utilizado postes de fibra de vidro, comumente aplicados no litoral paranaense. Tão resistentes quanto concreto, estas estruturas pesam de 90 kg a 230 kg. Os postes convencionais têm, no mínimo, 660 kg. “Estes postes servem muito bem a esse tipo de situação emergencial, por serem mais fáceis de carregar”, explica o gerente de manutenção Rodrigo Zempulski Fanucchi. O material foi utilizado, inclusive, para recuperação da rede elétrica que atende a captação da Sanepar no Patrimônio Regina. 

SITUAÇÃO ATUAL - Desde a última sexta-feira (15), o trabalho da Copel se concentra em atendimentos a casos individuais e de pequenos grupos de consumidores, que tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido por danos na rede. Na região metropolitana de Londrina, cerca de 90 domicílios estavam sem luz na manhã desta segunda-feira, devido principalmente à dificuldade de acesso para a reconstrução de redes. Os principais casos se concentram em Londrina, Lerroville, Jataizinho, Rolândia e Jaguapitã. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.