Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo do curso, promovido pelo Sebrae/PR, é conectar as lideranças e incentivá-las a trabalharem em prol do desenvolvimento do Vale do Ivaí

A Escola de Desenvolvimento de Líderes, uma iniciativa do Sebrae/PR, deu início, em agosto, a capacitação de 25 pessoas da região do Vale do Ivaí, no Norte do Paraná. O primeiro encontro ocorreu no último dia 17, na sede do Sebrae/PR, em Ivaiporã. Durante o treinamento, os participantes terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre liderança e receber consultoria. Ao final do curso, eles apresentarão projetos de ação efetiva na comunidade.

Alyne Chicocki, consultora do Sebrae/PR, explica que o objetivo do treinamento não é formar líderes, mas desenvolver pessoas que naturalmente já se destacam como lideranças nas áreas em que atuam.  Entre os participantes do curso, segundo ela, estão empresários, gestores de associações comerciais e outras entidades, agentes de desenvolvimento e produtores rurais.

“A intenção é, por meio da metodologia do curso, conseguir potencializar as características positivas de cada liderança em prol do desenvolvimento local”, afirma. Ao aproximar e capacitar essas pessoas, ela acrescenta, será possível construir uma rede de lideranças capaz de trabalhar pelo progresso de todo o Vale do Ivaí.  “Queremos que seja um trabalho permanente, e não apenas no período do curso”, explica Alyne.

Após o primeiro módulo, o sócio proprietário de uma corretora de seguros, José Carlos Pinto, já voltou para casa com uma grande lição: “Temos que ouvir mais as pessoas antes de tomar uma atitude”, ensina. O empresário, que mantém o negócio em Ivaiporã desde 1995, diz que um dos grandes desafios dos líderes hoje é fazer com que seus liderados realmente vistam a camisa da empresa. “Temos que oferecer a estrutura necessária e passar confiança aos nossos liderados e clientes também”, completa.

Jean Carlos Mendes Rocha, diretor de planejamento e administração do campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Ivaiporã, diz enxergar no curso uma oportunidade de aprimoramento, aprendizagem e de desenvolvimento de novas competências. Ele destaca que, como trabalha no setor público, ao desenvolver habilidades de liderança terá condições de prestar um serviço melhor à comunidade. “Tem sido muito válida a troca de experiências com os outros participantes”, conta.

Programa Sebrae de Liderança

O Programa Sebrae de Liderança busca despertar e aprimorar aptidões, além de contribuir para a formação de uma geração de líderes capazes de promover a transformação na sociedade. Os estudos sobre o papel e as características dos líderes, a cultura e liderança estratégica ajudam na formação de lideranças atuantes e comprometidas com suas comunidades.

Daniele Montenegro Conte, gestora da linha estratégica de liderança no Sebrae Norte/PR, ressalta a importância de fortalecer as lideranças do Vale do Ivaí onde, há cerca de cinco anos, foi criado o Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. “A região precisa de líderes preparados, que sejam agentes de transformação”, afirma.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.