Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo do curso, promovido pelo Sebrae/PR, é conectar as lideranças e incentivá-las a trabalharem em prol do desenvolvimento do Vale do Ivaí

A Escola de Desenvolvimento de Líderes, uma iniciativa do Sebrae/PR, deu início, em agosto, a capacitação de 25 pessoas da região do Vale do Ivaí, no Norte do Paraná. O primeiro encontro ocorreu no último dia 17, na sede do Sebrae/PR, em Ivaiporã. Durante o treinamento, os participantes terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre liderança e receber consultoria. Ao final do curso, eles apresentarão projetos de ação efetiva na comunidade.

Alyne Chicocki, consultora do Sebrae/PR, explica que o objetivo do treinamento não é formar líderes, mas desenvolver pessoas que naturalmente já se destacam como lideranças nas áreas em que atuam.  Entre os participantes do curso, segundo ela, estão empresários, gestores de associações comerciais e outras entidades, agentes de desenvolvimento e produtores rurais.

“A intenção é, por meio da metodologia do curso, conseguir potencializar as características positivas de cada liderança em prol do desenvolvimento local”, afirma. Ao aproximar e capacitar essas pessoas, ela acrescenta, será possível construir uma rede de lideranças capaz de trabalhar pelo progresso de todo o Vale do Ivaí.  “Queremos que seja um trabalho permanente, e não apenas no período do curso”, explica Alyne.

Após o primeiro módulo, o sócio proprietário de uma corretora de seguros, José Carlos Pinto, já voltou para casa com uma grande lição: “Temos que ouvir mais as pessoas antes de tomar uma atitude”, ensina. O empresário, que mantém o negócio em Ivaiporã desde 1995, diz que um dos grandes desafios dos líderes hoje é fazer com que seus liderados realmente vistam a camisa da empresa. “Temos que oferecer a estrutura necessária e passar confiança aos nossos liderados e clientes também”, completa.

Jean Carlos Mendes Rocha, diretor de planejamento e administração do campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Ivaiporã, diz enxergar no curso uma oportunidade de aprimoramento, aprendizagem e de desenvolvimento de novas competências. Ele destaca que, como trabalha no setor público, ao desenvolver habilidades de liderança terá condições de prestar um serviço melhor à comunidade. “Tem sido muito válida a troca de experiências com os outros participantes”, conta.

Programa Sebrae de Liderança

O Programa Sebrae de Liderança busca despertar e aprimorar aptidões, além de contribuir para a formação de uma geração de líderes capazes de promover a transformação na sociedade. Os estudos sobre o papel e as características dos líderes, a cultura e liderança estratégica ajudam na formação de lideranças atuantes e comprometidas com suas comunidades.

Daniele Montenegro Conte, gestora da linha estratégica de liderança no Sebrae Norte/PR, ressalta a importância de fortalecer as lideranças do Vale do Ivaí onde, há cerca de cinco anos, foi criado o Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. “A região precisa de líderes preparados, que sejam agentes de transformação”, afirma.

Asimp/Sebrae/PR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL