Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa de inovação do Vale do Ivaí é gratuito e ensina participantes a criar, testar e validar ideias de negócios

O maior programa de inovação do Vale do Ivaí está com as inscrições abertas. O Conexão Apucarana 2021 será lançado em junho com o objetivo de auxiliar os participantes na criação de um negócio do zero até a conquista do primeiro cliente. O programa é uma realização do Conecta Apucarana, em parceria com o Sebrae/PR e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia).

Gratuito, o Conexão Apucarana é voltado a estudantes do ensino médio e técnico, universitários, professores, empreendedores e empresários, e dividido em três fases, com atividades que vão até novembro. A primeira etapa traz palestras de sensibilização e pode receber inscrições individuais. A programação começa no dia 8 de junho, às 19h30, com a oficina online sobre “Tendências, Sociedade e Consumo”. O segundo encontro, sobre “Transformação Digital e a Nova Economia”, ocorrerá no dia 10, e o último, dia 15, discutirá “Como criar negócios inovadores”, sempre no mesmo horário.

Na segunda fase do programa é realizado o Startup Garage, uma iniciativa do Sebrae/PR que visa estimular a criação de startups em instituições de ensino superior. Para esta etapa é necessário formar uma equipe de, no mínimo, três pessoas, sendo pelo menos uma delas aluno das universidades parceiras, que são a Faculdade de Apucarana (FAP), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)– Câmpus Apucarana, e Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar).

O Startup Garage é uma oportunidade de os jovens aproveitarem o ambiente da universidade para expandir suas ideias e desenvolverem o perfil empreendedor. O consultor do Sebrae/PR, Tiago Correia da Cunha, diz que a aula inaugural começa no dia 7 de julho e segue com atividades até setembro. Depois disso, as startups passarão por um processo de aceleração, com duração de um mês, com o Conecta Apucarana.

Cunha destaca que esta será a segunda edição do Conexão Apucarana que, em 2020, contou com mais de 70 participantes. Segundo ele, 22 equipes foram formadas e 14 participaram do processo de aceleração. “Foi interessante constatar que das 18 startups mapeadas em Apucarana por um levantamento do Sebrae/PR, 14 saíram justamente desse programa, o que mostra a importância da iniciativa para fomentar a inovação na cidade”, ressalta.

O coordenador do Conecta Apucarana e presidente do SRI do Vale do Ivaí, Thiago Ribeiro, destaca que o programa oferece a oportunidade de os participantes iniciarem no mundo do empreendedorismo, além de potencializar a criação de empresas inovadoras para a cidade. “A metodologia ensina a desenhar o modelo de negócio, desenvolver um protótipo e testá-lo no mercado”, conta.

Para o presidente da Acia, Wanderlei Faganello, o Conexão Apucarana oferece o apoio necessário para empresas e futuros empreendedores que querem inovar. Ele confirma que os resultados do programa são muito positivos para a cidade. “No ano passado, Apucarana ficou em 14º lugar na criação de startups no Paraná, o que foi um grande salto para o nosso município”, avalia.

As inscrições para o programa podem ser feitas no link https://bit.ly/3yFyldg.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.