Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa de inovação do Vale do Ivaí é gratuito e ensina participantes a criar, testar e validar ideias de negócios

O maior programa de inovação do Vale do Ivaí está com as inscrições abertas. O Conexão Apucarana 2021 será lançado em junho com o objetivo de auxiliar os participantes na criação de um negócio do zero até a conquista do primeiro cliente. O programa é uma realização do Conecta Apucarana, em parceria com o Sebrae/PR e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia).

Gratuito, o Conexão Apucarana é voltado a estudantes do ensino médio e técnico, universitários, professores, empreendedores e empresários, e dividido em três fases, com atividades que vão até novembro. A primeira etapa traz palestras de sensibilização e pode receber inscrições individuais. A programação começa no dia 8 de junho, às 19h30, com a oficina online sobre “Tendências, Sociedade e Consumo”. O segundo encontro, sobre “Transformação Digital e a Nova Economia”, ocorrerá no dia 10, e o último, dia 15, discutirá “Como criar negócios inovadores”, sempre no mesmo horário.

Na segunda fase do programa é realizado o Startup Garage, uma iniciativa do Sebrae/PR que visa estimular a criação de startups em instituições de ensino superior. Para esta etapa é necessário formar uma equipe de, no mínimo, três pessoas, sendo pelo menos uma delas aluno das universidades parceiras, que são a Faculdade de Apucarana (FAP), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)– Câmpus Apucarana, e Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar).

O Startup Garage é uma oportunidade de os jovens aproveitarem o ambiente da universidade para expandir suas ideias e desenvolverem o perfil empreendedor. O consultor do Sebrae/PR, Tiago Correia da Cunha, diz que a aula inaugural começa no dia 7 de julho e segue com atividades até setembro. Depois disso, as startups passarão por um processo de aceleração, com duração de um mês, com o Conecta Apucarana.

Cunha destaca que esta será a segunda edição do Conexão Apucarana que, em 2020, contou com mais de 70 participantes. Segundo ele, 22 equipes foram formadas e 14 participaram do processo de aceleração. “Foi interessante constatar que das 18 startups mapeadas em Apucarana por um levantamento do Sebrae/PR, 14 saíram justamente desse programa, o que mostra a importância da iniciativa para fomentar a inovação na cidade”, ressalta.

O coordenador do Conecta Apucarana e presidente do SRI do Vale do Ivaí, Thiago Ribeiro, destaca que o programa oferece a oportunidade de os participantes iniciarem no mundo do empreendedorismo, além de potencializar a criação de empresas inovadoras para a cidade. “A metodologia ensina a desenhar o modelo de negócio, desenvolver um protótipo e testá-lo no mercado”, conta.

Para o presidente da Acia, Wanderlei Faganello, o Conexão Apucarana oferece o apoio necessário para empresas e futuros empreendedores que querem inovar. Ele confirma que os resultados do programa são muito positivos para a cidade. “No ano passado, Apucarana ficou em 14º lugar na criação de startups no Paraná, o que foi um grande salto para o nosso município”, avalia.

As inscrições para o programa podem ser feitas no link https://bit.ly/3yFyldg.

Asimp/Sebrae/PR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios