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Alunos de 32 colégios estaduais do Paraná entregaram nesta segunda-feira (16) à Assembleia Legislativa projetos de lei elaborados pelos próprios estudantes com propostas de melhorias para o Estado. Os projetos foram desenvolvidos dentro das atividades do projeto Geração Atitude, uma parceria entre o Governo do Estado – por meio da Secretaria da Educação e da Assessoria Especial de Juventude – Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça e a Assembleia. 

Entre os projetos apresentados, um será escolhido pela Mesa Diretora para se tornar lei, após ser analisado pelas comissões da Casa. 

O Geração Atitude é um projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, do Ministério Público, e tem o objetivo de apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação social e o protagonismo juvenil. 

O projeto envolve estudantes do ensino médio de 160 colégios dos 32 Núcleos Regionais de Educação e busca motivar a participação dos jovens no processo político e social do Estado. A metodologia e os materiais de apoio do projeto permitem também que outras escolas participem do Geração Atitude. 

Para o assessor especial de Juventude, Edson Lau Filho, a discussão de temas ligados à política e à cidadania contribui com a formação dos estudantes. “A educação para a cidadania é um passo a mais que podemos dar para que os jovens sejam conscientizados e possam participar da mudança de seu dia a dia, além de se tornarem multiplicadores de tudo que aprenderam com o Geração Atitude”, afirmou. 

“A participação política é um direito dos jovens. As escolas devem ser um espaço de discussão política permanente. E quanto mais amplo e democrático for esse debate, mais pessoas saem ganhando”, ressaltou Lau. 

O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, destacou a participação juvenil no processo democrático. “Esta iniciativa é fundamental para despertar o interesse pela vida política do nosso Estado e do nosso País”, disse Traiano. “Nós só vamos mudar este País para melhor a partir do momento em que o jovem despertar sua consciência política, o que começa nos bancos escolares”, afirmou. 

CARAVANA DA CIDADANIA – O projeto é dividido em três etapas – Geração na Escola, Caravana da Cidadania e Gincana da Cidadania. Na primeira etapa, estudantes e professores discutem, no contraturno escolar, temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e sobre o funcionamento dos órgãos públicos. Os temas estão presentes no Guia do Cidadão, um material de apoio elaborado pelo Ministério Público do Estado. 

“Trabalhamos durante todo o ano a cidadania nas escolas, falando sobre democracia e política. Este momento em que eles vêm à Assembleia Legislativa coroa todo o trabalho, pois mostra que é possível aproximar a sociedade das decisões políticas”, explicou o promotor de Justiça Eduardo Cambi, responsável pelo Geração Atitude. “Pela primeira vez na história de nosso Estado, um projeto elaborado por um estudante irá tramitar e virar lei. Isso mostra que as ideias destes jovens podem se tornar realidade”, disse. 

Com a Caravana da Cidadania, os jovens foram convidados a elaborar os projetos de lei com ideias que possam colaborar com o Estado. Um estudante de cada núcleo foi selecionado para apresentar seu projeto na Assembleia. Eles também vieram a Curitiba para conhecer pontos turísticos da Capital e as sedes dos Três Poderes e do Ministério Público. Nesta terça-feira (17), eles serão recebidos no Palácio Iguaçu, sede do Executivo Estadual. 

Os alunos vencedores desta etapa são dos municípios de Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Laranjeiras do Sul, Loanda, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Maringá, Pato Branco, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória, Wenceslau Braz, Colombo e Fazenda Rio Grande. 

Os estudantes também participam da Gincana da Cidadania, um programa de televisão de cunho educativo-cultural que será transmitido pela TV Assembleia. As gincanas entre as escolas são realizadas em Curitiba e em outras 19 cidades do Interior, com a abordagem de temas ligados ao Guia do Cidadão. 

PROJETOS – Fabiana da Silva, de 16 anos, estuda no Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá e apresentou, na Assembleia, um projeto para implantar a disciplina de Ciência Política no contraturno escolar, com o objetivo de incentivar a participação política dos jovens. 

“Os alunos devem começar o processo de politização dentro da escola, até porque os jovens têm o direito de votar com 16 anos, quando ainda estão no ensino médio, mas muitas vezes não sabem como funciona a democracia e o processo eleitoral”, explicou a estudante. “É na escola que temos o acesso ao conhecimento, onde debatemos com os professores e estudantes, por isso é preciso garantir o direito e o acesso à política aos alunos”, disse. 

“É uma experiência bem bacana poder integrar os jovens, desde cedo, na política. Os estudantes buscam conhecer e se atualizar com relação à política local, nacional e mundial, e projetos como esse incentivam este debate”, afirmou Lucas Cardozo, professor de Sociologia do Colégio de Aplicação da UEM. 

O estudante Matheus Moreno, de 16 anos, do Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, de Foz do Iguaçu, elaborou um projeto para criar centros de cultura e lazer nos municípios. “São espaços com quadras, piscinas, mas principalmente bibliotecas e salas de informática, para ampliar o acesso ao conhecimento, ao lazer e ao esporte”, explicou. “O Geração Atitude foi importante porque antes eu não tinha muito interesse em política. Agora que aprendi como funciona a democracia e os processos políticos, tenho mais conhecimento e interesse”, completou o estudante. 

AEN
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