Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foi lançado nesta na última segunda-feira (21), no Centro Cultural Nanuk, o livro “Um pioneiro na selva brasileira”, obra produzida por Oswald Nixdorf em 1975 e escrita em alemão e só agora, mais de 40 anos depois, ganha a versão em português.

Nixdorf, alemão, foi contratado pela “Paraná Plantation” no fim da década de 1920 para organizar e trazer caravanas de imigrantes alemães para onde é hoje Rolândia e foi o fomentador da implantação de onde é nossa cidade hoje. A obra traz detalhes da formação e fundação do município e ainda contou com o apoio e as histórias de 13 famílias de origem alemã, suíça e austríaca (1929-1939), que povoaram e colonizaram o norte do Paraná. O livro tem 364 páginas e é recheado de documentos e fotos que narram desde a chegada dos imigrantes até meados da década de 1970. O livro é editado pela EDUEL e será impresso mediante a demanda. Klaus Nixdorf, filho de Oswald Nixdorf, é o responsável pelo lançamento do livro e trabalhou para atualizar a obra com ainda mais documentos e fotos que contam a formação e construção de Rolândia.

Na solenidade, vários familiares dos imigrantes colonizadores estiveram presentes no Nanuk, além de convidados que, de alguma forma, também estiveram ligados ao processo de surgimento da cidade. O Prefeito Dr. Francisconi e o Secretário de Cultura e Turismo Diego Silva prestigiaram o evento. Os Vereadores Reginaldo Silva, Maico Dida e Waldemar Moraes também participaram do cerimonial. A Secretaria de Cultura e Turismo apoia o livro, que traz detalhes sobre a chegada da estátua Roland para a cidade, dentre outras informações históricas. 

Com/PMR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL