Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foi lançado nesta na última segunda-feira (21), no Centro Cultural Nanuk, o livro “Um pioneiro na selva brasileira”, obra produzida por Oswald Nixdorf em 1975 e escrita em alemão e só agora, mais de 40 anos depois, ganha a versão em português.

Nixdorf, alemão, foi contratado pela “Paraná Plantation” no fim da década de 1920 para organizar e trazer caravanas de imigrantes alemães para onde é hoje Rolândia e foi o fomentador da implantação de onde é nossa cidade hoje. A obra traz detalhes da formação e fundação do município e ainda contou com o apoio e as histórias de 13 famílias de origem alemã, suíça e austríaca (1929-1939), que povoaram e colonizaram o norte do Paraná. O livro tem 364 páginas e é recheado de documentos e fotos que narram desde a chegada dos imigrantes até meados da década de 1970. O livro é editado pela EDUEL e será impresso mediante a demanda. Klaus Nixdorf, filho de Oswald Nixdorf, é o responsável pelo lançamento do livro e trabalhou para atualizar a obra com ainda mais documentos e fotos que contam a formação e construção de Rolândia.

Na solenidade, vários familiares dos imigrantes colonizadores estiveram presentes no Nanuk, além de convidados que, de alguma forma, também estiveram ligados ao processo de surgimento da cidade. O Prefeito Dr. Francisconi e o Secretário de Cultura e Turismo Diego Silva prestigiaram o evento. Os Vereadores Reginaldo Silva, Maico Dida e Waldemar Moraes também participaram do cerimonial. A Secretaria de Cultura e Turismo apoia o livro, que traz detalhes sobre a chegada da estátua Roland para a cidade, dentre outras informações históricas. 

Com/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.