Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participou no sábado (12.03), de dois eventos que reuniram mais de 3,5 mil mulheres em Pitanga, região central do estado, e Chopinzinho, no sudoeste. Ambos foram organizados para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8.

Pela manhã, a secretária esteve no 26º Encontro das Mulheres do Centro do Paraná. O encontro anual é promovido pela Prefeitura Municipal de Pitanga em parceria com o Conselho da Mulher Empresária (CME) e o Conselho Municipal da Mulher (CMM).

Durante o evento, Fernanda Richa fez um apelo para que a população participe ativamente no combate ao Aedes aegypti, fortalecendo assim as ações que já desenvolvidas pelo Governo do Estado.

“Estamos trabalhando incansavelmente para vencer esta batalha, mas o governo não vai vencer esta luta sozinho. A participação da população é fundamental”, afirmou. "Peço a ajuda de todos, principalmente das mulheres que estão sempre preocupadas com a saúde de suas famílias, para que ajudem a manter suas casas e quintais livres de qualquer objeto que possa acumular água e se tornar um foco do mosquito”, disse a secretária.

Investimentos

Fernanda Richa destacou ainda que o governo estadual reforçou os investimentos na vigilância em saúde. Em 2015, foram investidos R$ 123 milhões na área, inclusive por meio de incentivos para os municípios. Somente para o combate ao mosquito Aedes aegypti o investimento nos últimos três meses somou R$ 45 milhões. Os recursos foram aplicados em ações como mutirões de limpeza, capacitação de agentes, compra do inseticida e aumento na frota de veículos do fumacê, que agora conta com 49 caminhonetes equipadas para a aplicação do inseticida em todo o Paraná. O trabalho com o fumacê, ou UBV pesada, é uma medida importante para reduzir índices de infestação do mosquito em uma cidade ou bairro.

Ainda este mês, leituristas da Sanepar iniciarão a distribuição de informativos para ajudar na eliminação dos criadouros dos mosquitos. A ação acontecerá em 103 cidades que registraram mais casos de dengue no estado.

Chopinzinho

À tarde, a secretária esteve no município de Chopinzinho, onde mais de mil mulheres participaram do evento realizado no Centro Comunitário São Francisco de Assis. A programação contou com atividades de lazer, sorteio de brindes e um workshop com a palestrante Nelma Penteado.

Na ocasião, Fernanda falou sobre o fortalecimento do combate à violência contra a mulher no Paraná. O investimento mais recente foi anunciado na última quarta-feira (09) pelo o governador Beto Richa. Trata-se da construção de mais duas Delegacias da Mulher, uma em Cianorte (Noroeste) e outra em União da Vitória (Sul). Também foram entregues 19 veículos, para equipar 18 delegacias já existentes no estado. Em breve, serão entregues mais oito.

Para ampliar o atendimento nas áreas rurais, desde outubro de 2015 “Unidades Móveis de Atendimento à Mulher do Campo e da Floresta” percorrem os municípios para levar serviços às mulheres que vivem nas comunidades mais afastadas de centros urbanos. Ali as mulheres recebem o atendimento de assistentes sociais, psicólogos e advogados; orientação sobre a proteção dos direitos da mulher em situação de violência; esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e também registram denúncias.

“Como resultado de todo este trabalho intersetorial desenvolvido pelo Governo do Estado, o Paraná deixou a 3ª colocação no Mapa da Violência Contra a Mulher e passou a ocupar a 19ª posição no ranking”, lembrou Fernanda.

Mulher do Campo

O Paraná tem hoje mais de 307 mil mulheres trabalhando na agricultura. São assalariadas, integrantes da agricultura familiar, boias-frias que ajudam no sustento de suas famílias e no desenvolvimento do Estado.

De 2011 a 2015, 8 mil trabalhadoras rurais de todo o estado participaram de atividades de formação e capacitação para melhoria da produção no plantio do café, hortaliças, plantas medicinais, frutas, silvicultura, pecuária e a pesca, bem como acesso a crédito rural, empreendimentos turísticos e artesanato.

Outras ações realizadas, como intercâmbios, encontros e seminários proporcionaram às mulheres do campo, crescimento pessoal, como também formação nas áreas de empreendedorismo, cooperativismo solidário, promoção à saúde e educação ambiental.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.