Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, recebeu ontem (29) as chaves de uma das três vans que serão entregues pela montadora Renault ao Governo do Estado, em 2016, para atender a área da assistência social. A entrega simbólica aconteceu no estacionamento do Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Os veículos serão cedidos pelo Estado aos municípios de Cândido de Abreu, Guaraqueçaba e Tamarana para o desenvolvimento do programa Família Paranaense, que atende famílias que vivem em risco e vulnerabilidade social e tem o objetivo de reduzir a pobreza no Paraná. A previsão é que as vans sejam repassadas aos prefeitos em aproximadamente 30 dias.

Adaptadas e equipadas, as unidades funcionarão como Centros de Referência de Assistência Social (Cras) volantes, para atender famílias que moram em comunidades rurais e indígenas. “Essas vans se tornam importantes instrumentos para que os municípios possam chegar às regiões mais distantes e isoladas. Assim é possível atender um número maior de pessoas que precisam de serviços públicos”, disse a secretária.

Fernanda ressaltou ainda a importância das parcerias firmadas pelo governo e empresas instaladas no Estado para o desenvolvimento de projetos. “Além da Renault, o Paraná conta com a cooperação de muitas empresas que, dentro de seus programas de responsabilidade social, abraçam causas em várias áreas, principalmente da assistência social.”

Contrapartida

A doação dos veículos para a área da assistência social do Governo do Estado faz parte da contrapartida da montadora francesa pelos incentivos recebidos durante sua instalação no Paraná, em 1998. Em 2015, a Renault entregou outros cinco furgões que também foram destinados ao programa Família Paranaense.

Instituto Renault

O diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Renault do Brasil, Marcus Vinicius Aguiar, explicou que a montadora tem a preocupação em se manter engajada em projetos sociais. “Temos o Instituto Renault que promove e apoia ações focadas no desenvolvimento social”, afirmou. Aguiar lembrou que, por meio do Instituto, a empresa acompanha os resultados de todas as parcerias, para garantir o atendimento às comunidades.

Cada van entregue nesta terça-feira tem um custo de R$ 165 mil e foi adaptada pela própria Renault. Além da pintura externa, foram equipados com toldo externo fixo; caixa de som com microfone; cadeiras dobráveis de alumínio; ar-condicionado portátil; notebook e impressora; cadeira secretária; cadeiras fixas; data show; telão pequeno e frigobar.

Programa

Os três municípios que serão beneficiados possuem 1.829 famílias incluídas em uma ou mais modalidades do Família Paranaense. Destas, 1.680 recebem o complemento de renda do governo estadual, que é o Renda Família Paranaense. O valor investido no benefício repassado às famílias chega a R$ 874 mil.

Também participaram da solenidade o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Renault do Brasil, Carlos de Paula; a gerente do Instituto Renault, Sílvia Barcik; a analista de Relações Institucionais, Evilym Machado; a coordenadora do Família Paranaense, Letícia Reis; e a assessora administrativa da Seds, Maristela Marchioro Chudzy.

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios