Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, recebeu ontem (29) as chaves de uma das três vans que serão entregues pela montadora Renault ao Governo do Estado, em 2016, para atender a área da assistência social. A entrega simbólica aconteceu no estacionamento do Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Os veículos serão cedidos pelo Estado aos municípios de Cândido de Abreu, Guaraqueçaba e Tamarana para o desenvolvimento do programa Família Paranaense, que atende famílias que vivem em risco e vulnerabilidade social e tem o objetivo de reduzir a pobreza no Paraná. A previsão é que as vans sejam repassadas aos prefeitos em aproximadamente 30 dias.

Adaptadas e equipadas, as unidades funcionarão como Centros de Referência de Assistência Social (Cras) volantes, para atender famílias que moram em comunidades rurais e indígenas. “Essas vans se tornam importantes instrumentos para que os municípios possam chegar às regiões mais distantes e isoladas. Assim é possível atender um número maior de pessoas que precisam de serviços públicos”, disse a secretária.

Fernanda ressaltou ainda a importância das parcerias firmadas pelo governo e empresas instaladas no Estado para o desenvolvimento de projetos. “Além da Renault, o Paraná conta com a cooperação de muitas empresas que, dentro de seus programas de responsabilidade social, abraçam causas em várias áreas, principalmente da assistência social.”

Contrapartida

A doação dos veículos para a área da assistência social do Governo do Estado faz parte da contrapartida da montadora francesa pelos incentivos recebidos durante sua instalação no Paraná, em 1998. Em 2015, a Renault entregou outros cinco furgões que também foram destinados ao programa Família Paranaense.

Instituto Renault

O diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Renault do Brasil, Marcus Vinicius Aguiar, explicou que a montadora tem a preocupação em se manter engajada em projetos sociais. “Temos o Instituto Renault que promove e apoia ações focadas no desenvolvimento social”, afirmou. Aguiar lembrou que, por meio do Instituto, a empresa acompanha os resultados de todas as parcerias, para garantir o atendimento às comunidades.

Cada van entregue nesta terça-feira tem um custo de R$ 165 mil e foi adaptada pela própria Renault. Além da pintura externa, foram equipados com toldo externo fixo; caixa de som com microfone; cadeiras dobráveis de alumínio; ar-condicionado portátil; notebook e impressora; cadeira secretária; cadeiras fixas; data show; telão pequeno e frigobar.

Programa

Os três municípios que serão beneficiados possuem 1.829 famílias incluídas em uma ou mais modalidades do Família Paranaense. Destas, 1.680 recebem o complemento de renda do governo estadual, que é o Renda Família Paranaense. O valor investido no benefício repassado às famílias chega a R$ 874 mil.

Também participaram da solenidade o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Renault do Brasil, Carlos de Paula; a gerente do Instituto Renault, Sílvia Barcik; a analista de Relações Institucionais, Evilym Machado; a coordenadora do Família Paranaense, Letícia Reis; e a assessora administrativa da Seds, Maristela Marchioro Chudzy.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.