Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Profissionais correm com bandeja em uma das mãos em busca de prêmios

Dezenas de profissionais participaram da Corrida do Garçom, uma competição com ares de brincadeira, mas disputada passo a passo e gota a gota, no domingo, 23, em Foz do Iguaçu. Não seria exagero afirmar que entre os homens a final foi vencida por questão de milímetros de água.

Cerca de 40 garçons deram uma pausa no trabalho ou mesmo aproveitaram o dia de folga para participar do evento, realizado na Praça das Nações (Mitre). No total, foram cinco baterias classificatórias entre os homens e bateria única entre as mulheres – todos dispostos a completar os 30 metros em menos tempo e com mais líquido nos copos.

A maioria demonstrou equilíbrio e rapidez ao correr segurando a bandeja com cinco copos cheios de água. Mas alguns cruzaram a linha de chegada com os recipientes quase vazios; outros derrubaram até mesmo os copos. Houve um competidor com tanta sede de vitória que esbarrou “sem querer” na bandeja do colega, sendo penalizado pela infração.

Na final, após a verificação da água nos copos, Francisco César de Moura foi anunciado o grande vencedor. Para ele, a experiência foi muito boa. “É a primeira vez que participo de uma corrida como essa. Valeu pela premiação, mas principalmente pela confraternização com os colegas e valorização da categoria”, afirmou. Os garçons Genesson Antônio Damazo e Erci Heger ficaram em segundo e terceiro lugar.

Entre as mulheres, a campeã foi Maria Aparecida Lemes da Rosa. “Gostei muito de ter participado. Nunca tinha feito algo parecido, embora a gente sempre tenha pressa no trabalho. Foi tudo muito divertido. Tivemos que unir habilidade e agilidade”, disse a garçonete. Em segundo lugar ficou Elisiane Pinheiro. 

Premiação

O primeiro lugar ganhou uma hospedagem em hotel de luxo e um jantar na Churrascaria Búfalo Branco. Já o segundo colocado recebeu um almoço no Restaurante Sushi Hokkai e inscrição num curso de elaboração de drinques e coquetéis do Senac. E o terceiro ficou com um almoço no Capitão Bar e inscrição no curso de elaboração de drinques e coquetéis.

Os três primeiros lugares também receberam medalhas. Além da premiação, os participantes concorreram, por meio de sorteio logo após a corrida, a vários brindes. Entre os quais, passeio de helicóptero, passeio no Macuco Safari, espeto corrido para duas pessoas e uma pizza no Capitão Bar. 

Avaliação

O evento foi uma promoção conjunta do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares); Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade; Sesc (Serviço Social do Comércio) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A ação contou com apoio do Recanto das Cataratas, Golden Tulip, Hotel Mabu, Capitão Bar, Sushi Hokkai, Bufalo Branco, Churrascaria Rafain, Helisul e Macuco Safari.

Para o presidente do Sindhotéis, Carlos Silva, o objetivo foi alcançado, com a valorização do profissional estratégico no atendimento no turismo. A vice-presidente de Alimentação e Bebidas da entidade, Isabel Salvatti Rafagnin, considerou que foi dado o primeiro passo para a retomada do evento (que em anos anteriores fez história). “Agora é trabalhar para a próxima edição ter ainda mais participantes.”

O diretor-secretário do Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Foz do Iguaçu, Luiz Carlos Queiroz, por sua vez, destacou que a corrida buscou marcar o Dia do Garçom, 11 de agosto, oferecendo um encontro entre os colegas da categoria. “Vamos manter o diálogo para tornar a próxima edição ainda mais atrativa”, garantiu.

Asimp/Sesc

#JornalUnião

Alguns derrubaram muita água no percurso - Foto Marcos Labanca

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.