Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Decisão atende embargos interpostos pelo MPF para assegurar cumprimento imediato da sentença

A Justiça Federal acolheu embargos de declaração interpostos pelo Ministério Público Federal (MPF) em Apucarana/PR e fixou prazo de 180 dias, a partir da intimação, para que o Município de Apucarana e a Fundação Nacional do Índio (Funai) comprovem que adotaram as providências necessárias à construção de uma casa de passagem com estrutura mínima de funcionamento (água, luz, quartos, banheiro, cozinha etc.), com capacidade de abrigar índios da etnia Kaingang que frequentam a cidade.

O prazo para cumprimento da decisão só correria após o trânsito em julgado da sentença, ou seja, após esgotadas todas as possibilidades de recurso, o que levou o MPF a opôr embargos de declaração a fim de corrigir a omissão.

Agora a Funai terá o prazo de 180 dias para comprovar que destinou os recursos necessários, e o Município de Apucarana deverá fazer prova da construção (cujo projeto foi parcialmente elaborado) em 180 dias após a disponibilização da verba.

De acordo com a decisão, caberá ao Município de Apucarana o fornecimento e a terraplanagem do terreno, a construção da obra e o custeio do funcionamento, arcando, ainda, com a manutenção do local e da equipe técnica até celebrar convênio com a Funai ou com o governo federal para custeio total ou parcial da manutenção do funcionamento da obra. Os recursos necessários para construção da obra e mobiliário deverão ser disponibilizados pela Funai.

A decisão é resultado de uma ação civil pública ajuizada pelo MPF em 2010 para assegurar direitos humanos e liberdades individuais da população indígena Kaingang, que se encontra em situação de vulnerabilidade em Apucarana. Por meio de um inquérito civil público, o órgão apurou o trânsito de índios da etnia, em situação de desamparo e precariedade pelo município.

Ofício da Secretaria Municipal de Assistência Social de Apucarana e laudo antropológico do MPF que embasam a ação comprovam a existência de um movimento indígena migratório de caráter permanente e significativo em busca de fonte de subsistência alternativa com a comercialização de artesanatos no município.

Ainda segundo o documento, esse movimento migratório se insere dentro da cultura e da tradição dos índios Kaingang, que são procedentes de sete terras indígenas do centro-norte do Paraná, e que buscam uma forma de compensar a falta de espaço territorial próprio no qual se deslocavam e montavam acampamentos, sazonalmente, para coletar, caçar pescar.

Em 2011, os efeitos da tutela foram parcialmente deferidos pelo Judiciário, cabendo à Funai apresentar, a cada 90 dias, relatório de acompanhamento do trânsito de índios no município, e ao município, que disponibilizasse um ponto de água encanada e um ponto de energia elétrica às suas expensas, no terreno utilizado para acampamento dos indígenas.

O processo chegou a ser suspenso diante da possibilidade de um acordo entre as partes, o que de fato não ocorreu. A Funai alegou não ter competência para prestar assistência social aos indígenas por meio da instalação de uma casa de apoio, sustentando ser essa uma competência do município. Sem acordo, coube à via judicial o desfecho da questão.

Asimp/ MPF_PRPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.