Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ibiporã realizou na última quinta-feira (23) a 6ª Conferência Municipal das Cidades. Objetivo foi debater as propostas e soluções acerca da função social da cidade

O desenvolvimento urbano orientado para a inclusão e a justiça social norteou as discussões da 6ª Conferência Municipal das Cidades, realizada na quinta-feira (23), no Cine Teatro Padre José Zanelli. O encontro, pré-requisito para a etapa estadual, que será realizada entre novembro de 2016 e março de 2017, em local ainda a ser definido, contou com a participação de 52 pessoas, entre servidores públicos municipais, vereadores e representantes da sociedade civil.

Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”, o objetivo foi debater as propostas e soluções acerca da função social da cidade, englobando questões sobre Infraestrutura e Logística, Mobilização e Articulação, e Sistematização e Metodologia.

Ao abrir a conferência, o prefeito José Maria Ferreira ressaltou o desafio de planejar uma cidade considerando o interesse social e o interesse individual no espaço urbano em benefício do conjunto da população. “Não costumamos valorizar nossos espaços. Precisamos aprender a utilizá-los com racionalidade, previsão de futuro, fazendo uso de todas as suas potencialidades a serviço da população”, defendeu.

A vice-prefeita Sandra Moya enfatizou a importância da participação popular nos destinos da cidade, destacando que a Administração Municipal preocupa-se com o desenvolvimento sustentável do município. “As políticas públicas são pensadas de forma a permitir um desenvolvimento ordenado e sustentável, dando melhor qualidade de vida à população”, assegurou.

Após a abertura, o arquiteto e historiador Pedro Eduardo Botti palestrou sobre o tema da conferência. Posteriormente, os participantes foram divididos em dois grupos para discutir e apresentar propostas em torno de quatro eixos: 1) O Brasil Urbano e a cidade que temos; 2) A função social da cidade e da propriedade; 3) O Plano Diretor; 4) A cidade que queremos. Segundo o coordenador executivo da conferência, o arquiteto da Secretaria de Planejamento Marcelo Pelisson,  foram desenvolvidas, no total, 14 propostas. Três  foram escolhidas para serem levadas à Conferência Estadual das Cidades, a saber:

1)    Promover políticas de incentivo à regularização das propriedades de pessoas de baixa renda, bem como a definição de mecanismos mais eficazes de fiscalização dos processos administrativos de aprovação e implementação de loteamentos abertos e fechados; revisão do perímetro urbano e alterações no zoneamento;

2)    Incentivar a participação popular nas conferências e eventos de interesse público e social através de campanhas conjuntas de conscientização que poderão ser implementadas por meio da contribuição direta das escolas, creches, secretarias, departamentos e conselhos municipais, fornecendo-se material didático de acesso livre (cartilhas, por exemplo), como instrumento de acesso à informação, esclarecimento de dúvidas e coleta de sugestões;

3)    Incentivar consórcios imobiliários e outros tipos de parceria público-privado, na promoção da acessibilidade e no aproveitamento ideal dos espaços públicos, sobretudo na revitalização e conservação das áreas verdes, fundos de vale e espaços de lazer (ciclovias, parques e praças).

Durante a Conferência também foram eleitos oito delegados, entre representantes dos poderes públicos e sociedade civil, para representar Ibiporã na etapa estadual. “Não obstante a baixa participação popular, o resultado da conferência foi satisfatório, com discussões de qualidade, consensuais, coerentes e passíveis de serem aplicadas. Queremos trabalhar individualmente as 14 propostas apresentadas e promover mais encontros para pensar o desenvolvimento equilibrado e sustentável da cidade”, concluiu Pelisson.

Caroline Vicentini/Asimp/PMI

#JornalUnião

Foto: Elizandra Giroto/NCS/PMI

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.