Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) alerta os paranaenses sobre a necessidade de ampliar as doações de sangue antes do feriado. Isso porque é comum aumentarem os acidentes de trânsito nessas datas, o que requer maior estoque por bolsas de sangue para atender os hospitais do Paraná. 

O diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, afirma que são necessárias de 150 a 200 doações por dia na unidade de coleta de Curitiba. Nas unidades do interior este número é um pouco menor, mas também são necessárias doações frequentes. “O sangue tem prazo de validade e por isso precisa ser reposto todos os dias”, ressaltou o diretor. 

“Em vésperas de feriado o número de doações cai de 30% a 40% e precisamos de, em média, 14 mil doadores por mês no Estado”, explica Hatschbach. O Hemepar supre a necessidade de sangue em 384 hospitais do Sistema Único de Saúde paranaense e, para o feriado, precisa acumular bolsas suficientes para todo o período. 

Quem não puder doar antes do feriado, pode comparecer às unidades na próxima semana, preferencialmente na segunda (28) e na terça-feira (29). 

DOAÇÃO – O procedimento da doação é seguro, com o acompanhamento de profissionais qualificados, e dura aproximadamente 40 minutos. Homens fazer uma nova doação. 

Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. Quem fizer três doações em um período de 12 meses pode solicitar a emissão do certificado de Doador Fidelizado de Sangue. 

QUEM PODE DOAR 

Qualquer homem e mulher de 16 à 69 anos, desde que: 

- Menores de 18 anos com a autorização de um responsável 

- Esteja em boas condições de saúde 

- Pese no mínimo 50kg 

- Esteja descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) 

- Apresente documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação). 

FUNCIONAMENTO DO HEMEPAR – As 22 unidades do Hemepar funcionam para coleta em horários especiais até esta quinta-feira (24) e não abrem na Sexta-feira Santa (25). Os espaços retornam às atividades normais na segunda-feira (28). Confira alguns endereços:

CURITIBA 

Segunda a quinta-feira: das 7h30 às 18h30 
Sexta-feira: fechado 
Sábado: das 8h às 18h 

LONDRINA 

Segunda a quinta-feira: das 8h às 17h30 
Sexta-feira: fechado 
Sábado: das 8h às 17h30 

MARINGÁ 

Segunda a quinta-feira: das 7h às 18h30 
Sexta-feira: fechado 
Sábado: das 7h às 12h 
APUCARANA 
Segunda a quinta-feira: das 13h às 17h 
Sexta-feira e sábado: fechado 
FARMÁCIAS DO PARANÁ – Nas unidades da Farmácia do Paraná são distribuídos medicamentos especializados para cerca de 80 doenças, entre elas Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla e hepatite. O atendimento é feito tanto para pacientes do SUS como da iniciativa privada e da rede conveniada. 

As 22 unidades da Farmácia funcionam normalmente até quinta-feira (24). Na sexta-feira (25) não abrem e retomam as atividades em horário normal na segunda-feira (28). 
AEN / Redação JU
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.