Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Levantamento realizado entre os dias 27 e 31 de março pelo setor de Endemias da secretaria de Saúde de Tamarana concluiu que o índice de incidência de larvas do Aedes aegypti em imóveis da cidade está em 3,92%. O número caiu 4,38% desde janeiro, quando estava em 8,3%. Com isso, o nível de infestação predial passou de alto para médio risco.

O coordenador de Combate a Endemias do município, Guilherme Garcia, atribuiu a queda a uma série de medidas adotadas pelo poder público local e também ao fato de a comunidade ter se mobilizado para combater o mosquito que transmite dengue, febre amarela, zika e febre chikungunya.

De janeiro para cá, o setor de Endemias pôs em prática ações como uma "blitz de conscientização" na entrada de Tamarana, visitas aos locais com maior ocorrência de larvas do Aedes e até notificações de proprietários cujos imóveis se encontravam em situação mais grave. "A gente conseguiu atingir um grande número de pessoas", resumiu Garcia.

Mesmo assim, o trabalho da equipe de Endemias continua para que o índice tenha redução ainda maior, já que a taxa considerada ideal é de menos de 1%. O estudo constatou, por exemplo, que em áreas como o Parque Industrial (7,55%) e na faixa mais ao sul do Centro de Tamarana (7,14%), esse percentual segue bastante elevado.

A maioria dos criadouros foi encontrada em pneus, sucatas e lixo. No caso dos pneus, vale lembrar que a secretaria de Meio Ambiente termina nesta quarta-feira (12) o recolhimento desses itens. A entrega dos pneus velhos não tem custo algum para o cidadão e deve ser feita das 14h às 17h, no antigo posto de saúde da Rua Euzébio Barbosa de Menezes (número 452).

Segundo o coordenador de Endemias, o momento é de planejamento para evitar situações como a do começo do ano. "É a hora de a gente verificar estratégias e se preparar para o período mais quente para estarmos prontos para agir", contou ele. Além disso, mais um profissional foi contratado para a equipe de agentes de Endemias. Agora, há um agente para cada setor da zona urbana (ao todo, são cinco setores).

Ao mesmo tempo, toda a população voltará a ser chamada para ajudar na combate ao mosquito. Um encontro previsto para as próximas semanas irá reunir secretários municipais, líderes comunitários e religiosos e membros de conselhos e associações. O objetivo é ampliar a união de esforços contra o Aedes aegypti. "A dengue é um problema de todos. A gente deve basicamente se preocupar em manter a limpeza e a organização e verificar uma ou duas vezes por semana se não tem nada acumulando água na casa", pediu o coordenador de Endemias.

ASCOM/TAMARANA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.