Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde 2006, o projeto do Sistema Fiep tem o objetivo de levar gratuitamente acesso à informação e desenvolver atividades culturais para comunidade

Neste mês de julho, foi sancionada a Lei Castilho. A Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) será usada como estratégia para promover o livro, a leitura, a escrita, a literatura e as bibliotecas de acesso público no Brasil. O Sistema Fiep, desde 2006, promove no Paraná, as Indústrias do Conhecimento centros multimeios, que têm o objetivo de levar à comunidade em geral, o acesso gratuito à informação e a apropriação do conhecimento. No município de Tamarana, onde está em funcionamento desde 2011, a Indústria do Conhecimento teve 3.614 livros emprestados e recebeu mais de 30 mil visitas.

No total, são 36 Indústrias do Conhecimento no Paraná. Todas são equipadas com computadores para pesquisa, gibiteca, DVDteca e acervo de, no mínimo, 1.300 títulos na biblioteca. Para a gestora do Indústria do Conhecimento no Paraná, Lourdes Ostapiuk, as pessoas procuram a unidade para fazer pesquisas, trabalhos escolares, para elaborar e enviar currículos e para participar de cursos presenciais ou a distância. “São desenvolvidas campanhas de arrecadação e distribuição de roupas, além de cursos de tricô, pintura em tecido, inclusão digital, aulas de violão, cursos de artesanato, rodas de leitura, saraus literários, oficinas de sucata e de mangá, palestras, jogos pedagógicos para crianças, realização da ‘Hora do Conto’ e do ‘Cineminha’, explica.

Aluna da oficina de crochê e pintura, em Tamarana, Ilda Alves Norato, de 79 anos, comenta que as aulas oferecidas a motivam a desenvolver suas habilidades intelectuais e físicas. “Esse projeto está sendo responsável pela mudança de vida de muitas pessoas. Depois que comecei a frequentar as oficinas, conto as horas para chegar o dia da aula e encontrar minhas amigas, conversar, fazer nosso artesanato. As oficinas tornam meus dias mais felizes e animados, agradeço a todos os envolvidos”, comenta.

Parceria

Idealizado e promovido pelo departamento nacional do Sesi, o projeto foi ofertado, em 2006, para cada departamento regional desenvolvê-lo em parceria com empresas ou prefeituras.

Em Tamarana, o Sistema Fiep teve a parceria da empresa Tamarana Metais, que concedeu o terreno, funcionários e conservação do módulo. Para a monitora do módulo, Danielle Camargo, durante vários anos, foram realizadas ações para promover o desenvolvimento social, mas essas atividades eram pouco estruturadas – o que mudou com a instalação da Indústria do Conhecimento. “Proporcionamos para a comunidade momentos prazerosos com os projetos e eventos. Fazemos com que os usuários saiam de sua zona de conforto para participarem ativamente dos programas da biblioteca. O projeto representa um apoio educacional e social para crianças, jovens e adultos, além da inclusão social”, afirma.

Todas as Indústrias do Conhecimento no Paraná são abertas à comunidade e oferecem serviços gratuitos. Em Tamarana, a Indústria do Conhecimento está localizada na Rodovia Victorio Francovig, em frente à empresa Tamarana Tecnologia Ambiental. Na região norte do Paraná também existem outros centros multimeios, nas cidades de Joaquim Távora, Bandeirantes, Rolândia e Assaí. Mais informações podem ser encontradas com a unidade do Sesi mais próxima ou no site sesipr.com.br

Asimp/Sistema Fiep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.