Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Assinada a ordem de serviço para a revitalização da estrada dos pioneiros

O Prefeito Dr. Francisconi assinou a ordem de serviço para a revitalização da Estrada dos Pioneiros. O empreendimento visa a reconstrução do pavimento asfásltico, adequação da drenagem, execução do meio-fio, enleivamento e reconstrução de aterro. A KRB Obras Ltda ganhou a licitação e vai executar o serviço que custa R$ 2.978.407,38, sendo que o recurso é advindo de convênio com o estado do Paraná. Os Deputados Luiz Carlos Hauly (Federal – PSDB) e Cobra Repórter (Estadual – PSD) contribuíram na obtenção e liberação da verba. O Secretário de Planejamento, o Engenheiro Dário Campiolo acompanhou a assinatura do contrato e vai acompanhar o andamento dos trabalhos. O prazo para a execução é 8 meses. A empresa vencedora da licitação fica responsável pela garantia do serviço durante o prazo de cinco anos. De acordo com o Código Civil, fica sob a responsabilidade os eventuais reparos durante esse período de tempo. 

Violência contra a mulher é tema de seminário no CCI

Em celebração ao mês da mulher/outubro rosa, a Secretaria de Assistência Social promoveu um seminário que teve como tema a violência contra a mulher no Centro de Convivência do Idoso (CCI). O Delegado Chefe da Polícia Civil na cidade, Bruno Rocha, explanou aos presentes sobre a lei “Maria da Penha” e a legislação sobre os direitos das mulheres. O Servidor da Secretaria de Saúde Rafael Dias deu um panorama quanto ao mapa da violência doméstica na cidade. Já a Professora Dra. Juliana Domingues deu exemplos de como a mulher pode identificar casos de abusos dos companheiros e que caracterizaria violência doméstica. Mais de 150 pessoas acompanharam atentamente o seminário. A Secretária de Assistência Social Rozimari Veronez, o Chefe de Gabinete Diego Silva, que representou o Prefeito Dr. Francisconi no evento, a Coordenadora do CCI Marlei de Oliveira, o Vereador Odir Polaco representando a Câmara Municipal, Servidores municipais, usuários do CCI, convidados e a comunidade em geral. Dia 27, a partir das 13h30, também no CCI, haverá a última atividade alusiva ao mês da mulher. 

UBS da vila oliveira promove a saúde em eventos de orientação

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Oliveira promoveu um dia voltado a orientações e medidas de proteção e prevenção a doenças. No salão paroquial do bairro, a médica Dra. Nilza Francisconi proferiu uma palestra dentro do cronograma de ações do “Outubro Rosa” sobre a importância dos exames preventivos de Câncer de mama e Câncer de colo de útero. Mais de 50 usuários da unidade acompanharam a palestra. Ainda houve reunião dos pacientes que tratam da hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus na Unidade, e eles receberam orientações no combate e enfrentamento das moléstias. 

Projetos de melhorias para os bairros da cidade são apresentados ao governo do estado

O Prefeito Dr. Francisconi e o Secretário de Governo Antônio Souza, acompanhados do Deputado Estadual Cobra Repórter, estiveram nesta terça-feira (18) em Curitiba, onde se reuniram com Diretores da SEDU (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano), apresentando projetos para revitalização dos bairros da cidade. 

Informativo sobre poda e cortes de árvores

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente SEMA/Rolândia alerta a população sobre cortes e podas de árvores no perímetro urbano. Todas as intervenções nas espécies os pedidos tem que ser protocolados na Prefeitura para que se abra um procedimento técnico que venha certificar se a espécie está mesmo em situação de risco ou em situação de queda, ou em possibilidade real de atingir a rede elétrica, para que seja documentado o procedimento e não venha a incorrer em notificação ou multa para o requerente.

Os cortes sem documentação estão proibidos e são passíveis de multas diante da legislação em vigor. Como o crime ambiental é inafiançável, o infrator será requisitado a plantar árvores em compensação proporcional ao caso ou a SEMA receber as mudas para investimento em plantio. O Secretário Paulo Gripp lembra ainda que essa recomendação é antiga e vem do Ministério Público, para que não se façam mais cortes e extração de árvores indiscriminadamente, sem o controle e manejos adequados. “A SEMA recebia proporcionalmente entre 10 pedidos, 8 para corte, 1 para poda e 1 para plantio.

Com a mudança do sistema, aumentou significativamente a procura para plantio de mudas e invertemos a situação com a exigência do plantio antecipado para o pedido de intervenção na planta”, afirma. Paulo Gripp reforça que estão em fase de estudos projetos em diversas áreas pontuais na cidade para a criação de bosques com árvores nativas, que produzam grandes áreas de sombreamento e sejam atrativos para a população. “Estamos viabilizando com um fornecedor, mudas de espécies frutíferas, tais como manga, caqui, goiaba, pêra, mexericas e laranja, para que a população possa desfrutar e colher frutos dentro da cidade com bosques voltados para esse fim”, informa.

Outra medida é que a SEMA fará vistoria periódica defronte aos lotes que não possuam árvores plantadas nas calçadas e passará a exigir do proprietário a sua inclusão. As mudas inadequadas deverão ser substituídas por árvores correspondentes às características das vias e todos as informações necessárias para isso poderão ser obtidas na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, localizada na Rua Santa Catarina, 1396, Centro, ou pelo telefone 3156-0333. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Assessoria de Imprensa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.