Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dez assentamentos do Paraná receberam, na última semana, as primeiras parcelas dos convênios celebrados entre o Incra e quatro prefeituras para obras de infraestrutura. No total serão aplicados R$ 6,3 milhões, beneficiando 730 famílias de trabalhadores rurais.

As obras a serem executadas incluem implantação, recuperação e complementação de estradas vicinais e construção de pontes. Ao todo, são 182 km de estradas e 10 pontes a serem construídas em assentamentos de quatro municípios do Paraná. Neste primeiro repasse, o Incra está investindo R$ 643.223,00.

No município de Congonhinhas serão atendidos os Projetos de Assentamento (PAs) Ho Chi Minh e Rosa Luxemburgo com 4 km e 11,7 km de estradas, respectivamente. Em Ortigueira serão 4,3 km de estradas implantadas e recuperadas no assentamento Padre Josino, 7 km no PA Iraci Salete Strozake II e mais 7 km no PA Índio Galdino.

Em Londrina serão atendidos os assentamentos Eli Vive I e Eli Vive II com 100 km de estrada. No município de Cândido de Abreu, o PA 19 de Junho receberá 11,9 km e três pontes; o assentamento Ilha das Flores será atendido com 16 km e três pontes; e o PA Terra e Vida com 20,1 km e quatro pontes.

“A construção e recuperação de estradas nos assentamentos viabilizam o escoamento da produção dos assentados, contribuindo para a geração de renda das famílias e para o desenvolvimento econômico das áreas de reforma agrária”, analisa o superintendente regional do Incra no Paraná, Nilton Guedes.

As ações do Incra de implantação e recuperação de infraestrutura básica nos projetos de assentamento ocorreram através de convênios da autarquia firmados com os municípios, decorrentes de dois programas.

O primeiro deles, que atendeu os municípios de Cândido de Abreu, Congonhinhas e Londrina, foi o Chamamento Público de Infraestrutura n° 01/2014, no qual diversos entes municipais e estaduais de todo o país concorreram entre si para obter investimentos em assentamentos que serão beneficiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), no Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR), na modalidade construção.

O segundo programa, que atendeu o município de Ortigueira, esteve à disposição no Portal de Convênios Siconv com o n° 222012010039, sendo criado especificamente para atender as demandas de infraestrutura no estado do Paraná no exercício de 2014.

Asimp/Incra/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.