Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De acordo com a Resolução 499/2015 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o prazo para a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis) da Enfermagem 2015 foi prorrogado até o final do mês, assegurando descontos de multas e juros, que podem chegar a 100% para pagamento à vista. O parcelamento dos débitos também dá direito a reduções progressivas dos encargos.

Os inscritos no Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) – Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem - têm até o próximo dia 18 para aderir ao programa e regularizar a situação, tendo em vista o calendário 2015 do Coren/PR que prevê o recesso do expediente a partir próximo dia 21. As atividades serão retomadas no dia 4 de janeiro.

Para aderir ao Refis, o inscrito tem de estar em dia com a anuidade de 2015, o que lhe garante a redução de 90% no valor das multas e juros para regularização em três parcelas, de 80% para quem preferir quitar o débito de quatro a seis vezes e de 60% para o parcelamento de sete a 12 vezes.

A falta do pagamento da anuidade, torna o profissional inadimplente  e sujeito a sanções previstas no parágrafo único do artigo 8º da Lei 12.514/2011, que prevê inclusive a suspensão do exercício profissional. E representa violação ao artigo 53 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

Portanto, por força de lei, o profissional de Enfermagem tem de estar em dia com o pagamento da anuidade para o exercício legal da profissão, lembra a presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo. E destaca ainda que a adesão ao Refis contribui “para regularizar a situação do inscrito visando que este pagamento obrigatório não prejudique os demais compromissos assumidos na vida privada. Estar em dia com o conselho é honrar a profissão que escolhemos, fortalece  a categoria que pertencemos e amplia a visibilidade do estado que nascemos ou escolhemos para viver”.

Para regularizar a situação junto ao Coren/PR, o profissional deve procurar a Subseção mais próxima de seu endereço. Mais informações podem ser obtidas pelo portal http://www.corenpr.gov.br.

Asimp/Coren/Pr

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.