Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Proprietários de veículos no Paraná começarão a pagar o IPVA 2015 a partir de abril. O Estado concederá desconto de 3% no valor do imposto aos contribuintes que pagarem em parcela única, conforme calendário por final da placa do veículo, entre 6 e 17 de abril.

Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cotas, sem acréscimos, deverão recolher a primeira parcela também no mês abril, obedecendo os mesmos vencimentos, por final de placa. As demais parcelas vencerão nos meses de maio e junho, conforme calendário.

A Secretaria Estadual da Fazenda enviará correspondência aos contribuintes em março, com os dados do veículo, valores do imposto e boleto bancário. O novo calendário de vencimento do IPVA, com início em abril, foi estabelecido pelo decreto nº 12.832/2014.

As novas datas de vencimento não valem para veículos zero km e os que serão transferidos do Estado. Nesses casos, o imposto deverá ser pago em até 30 dias após a data da compra do carro e na data da transferência, respectivamente.

O pagamento poderá ser feito via boleto bancário ou diretamente nos bancos credenciados - Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi -, apenas com o número do Renavam do veículo.

Os proprietários também podem pagar o IPVA por meio de GRPR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), disponível no portal www.fazenda.pr.gov.br, a partir do dia 6 de abril.

Frota

O Paraná tem cerca de 6,4 milhões de carros em circulação. Destes, aproximadamente 4,3 milhões são tributados. Entre os não tributados, perto de 1,8 milhão de carros, a maior fatia é de veículos isentos, com mais de 20 anos de fabricação. A estimativa é de que o lançamento do IPVA 2015 no Estado chegue a R$ 2,8 bilhões.
Confira o novo CALENDÁRIO de pagamento do IPVA.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.