Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma audiência pública reunirá os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo no auditório do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), na próxima segunda-feira (25), a partir das 19h. O objetivo do encontro é definir os próximos passos para a instalação de uma unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) em Jacarezinho, terceiro município do Estado a receber o método.

O evento será aberto ao público.  O local para instalação da sede da Apac ainda não foi definido. Na audiência, os palestrantes abordarão as vantagens desse método inovador e mais eficaz, comparado ao sistema prisional atual. O doutor Renato Garcia, juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Jacarezinho, é o responsável pela instalação desse método na cidade. A iniciativa também contará com o apoio da Diocese de Jacarezinho e da UENP.

A juíza da Comarca de Barracão, doutora Branca Bernardi, umas das pioneiras do método no Estado, é uma das autoridades convidadas para o evento. Ela é a responsável pela implantação da primeira Apac no Paraná. O deputado federal Diego Garcia (PHS-PR) também confirmou presença.

Segundo a doutora Branca, a Apac é um método voltado à recuperação e à reintegração social de presos. Conforme a doutora, esse método representa economia para os cofres públicos. O custo por preso em uma Apac é reduzido para um salário mínimo e meio, enquanto o sistema prisional atual gasta cerca de quatro salários mínimos por preso.

Chamados de recuperandos, os presos não ficam dentro das celas o dia todo. Eles seguem uma programação rigorosa dentro da associação, limpando a sede e preparando as refeições, e podem também receber familiares. Além disso, eles participam de oficinas e de diversas atividades como costura, artesanato, leitura, cursos profissionalizantes e momentos de oração.

 “É um método que visa, não só a dar assistência ao preso, mas a prioridade maior é proteger a sociedade. É uma iniciativa que dá certo, 100% dos que saíram daqui estão cuidando de suas famílias e de suas vidas”, incentivou Marcio José Raimundo, recuperando da APAC de Barracão.

APAC

A APAC trata-se de um modelo de humanização do sistema penitenciário que está começando a ser implantado no Paraná. Atualmente, existem apenas as unidades de Barracão e Pato Branco. Em Minas Gerais, o método é desenvolvido há 40 anos.

Legenda foto: Deputado Diego Garcia visita a APAC de Barracão, coordenada pela doutora Branca Bernardi.

William Bilches/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.