Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Departamento de Saúde de Jataizinho iniciou na sexta-feira (01/10) a primeira edição do Jataizinho Rosa, campanha promovida dentro do Outubro Rosa para fortalecer iniciativas de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, além da saúde da mulher em geral.

A campanha foi anunciada pela diretora do Departamento de Saúde, Verônica Sanches Gomes, e a primeira-dama de Jataizinho, Anna Lúcia Azevedo, idealizadora do projeto.

"Sabemos que a prevenção deva ser feita o ano todo, o mês de outubro nos dá amplitude para a ações da saúde da mulher", salientou Verônica. Segundo ela, os bons hábitos alimentares, práticas de exercícios físicos, exames periódicos e demais cuidados de rotina ainda são a melhor estratégia de prevenção, pois quando diagnosticado e tratado precocemente as chances de cura do câncer são muito grandes.

Anna Lúcia Azevedo, disse sobre a relevância em levar a informação para todas as mulheres de Jataizinho.

"Outubro é um mês dedicado à saúde da mulher. Nossas ações de hoje se refletem na preocupação que temos na saúde das mulheres da nossa cidade, levamos a informação sobre os cuidados e mostramos que a prevenção é sempre o melhor caminho", afirmou a primeira-dama.

Ações

Durante o mês, entre as atividades que serão promovidas pela Departamento de Saúde, está a vacinação contra o HPV, e o rastreamento de câncer de mama e colo de útero, previsto para o dia 23/10 em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 12h. Além da elaboração de Nota Técnica nº 12/2020 que reforça as medidas de prevenção e contágio da Covid-19 e segurança dos usuários com relação à coleta do exame citopatológico do colo do útero e mamografias.

Dados

No Brasil, o câncer de mama é o câncer mais incidente em mulheres. Estima-se que surjam neste ano 66.280 novos casos da doença. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), apontou ainda que no Paraná, o número pode chegar a 3.470.

Já o câncer do colo do útero, é o terceiro tumor maligno mais frequente, correspondendo a quarta causa de morte de mulheres. Para o ano de 2021, são estimados 990 novos casos desta doença, no Estado.

Exame

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que o exame seja feito nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano, e se os resultados forem normais os próximos podem ser a cada três anos. Os exames fora deste critério podem ter resultados falso-negativos.

O Paraná disponibiliza anualmente aos municípios 720 mil kits para exames citopatológicos do colo do útero e mais de 230 mil exames de mamografia. Para a vacinação do HPV a meta do Estado é vacinar 458 mil meninas de 9 a 14 anos.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997, nos Estados Unidos, e foi instituído no Paraná por meio da Lei nº 16.935/2011.

O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e tratamento imediato, evitando mortes pela doença.

Fonte: Prefeitura Municipal De Jataizinho/blog_marcos_junior@hotmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.