Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na segunda-feira 9 de junho, 125 alunos do 5° ano da Escola Monteiro Lobato tiveram uma aula diferente sobre o escritor que dá nome à escola. Dentro do projeto “Encontro Literário com Monteiro Lobato”, parceria da Secretaria Municipal de Educação com a cooperativa Integrada, os alunos ouviram a palestra do doutor Léo Pires que, desta vez, abordou o personagem menos charmoso das obras de Lobato: o Jeca Tatu, mais conhecido como Jeca Porquinho, porque não gosta de banho e vive descalço.

A história do personagem surgiu em 1914, na experiência do escritor com a roça. Sempre desanimado, Jeca não gostava de trabalhar, não cuidava da saúde, vivia adoentado. Em um dia de chuva, um médico que passava em frente à chácara dele pediu acolhimento até o temporal passar.

O médico percebeu as condições precárias em que Jeca Tatu vivia e espantou-se com tanta miséria. Resolveu examiná-lo e o diagnosticou com anquilostomiase, o amarelão. O médico então o orientou a cuidar de sua saúde, como não ficar mais descalço e ter cuidados com a limpeza. Jeca se curou, ficou mais responsável, com saúde e também construiu uma linda família.

“É através de conhecimento que podemos mudar o rumo da vida das pessoas, transformando os seres humanos em cidadãos melhores e responsáveis”, declarou doutor Léo. “Um exemplo são as doenças que hoje podem ser curadas se houver conhecimento.” Léo Pires realiza palestras desde 1983 – desde 2009 pela Integrada Cooperativa Agroindustrial, que reúne centenas de produtores rurais.

NC/PMR 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.