Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nome de empresas que não atualizaram dados nos últimos 10 anos passa a estar disponível para novos empreendimentos

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) está disponibilizando para uso a razão social de 32.174 empresas que não atualizaram dados cadastrais ao longo dos últimos 10 anos e, a partir deste mês, estão enquadradas como inativas. Os nomes empresariais, agora, podem ser utilizados por novos empreendedores.

Com a medida, o objetivo da Jucepar é atualizar a base de empresas ativas no Paraná. “Fizemos uma campanha de atualização de dados e as empresas que não se apresentaram agora serão baixadas. São empresas que provavelmente foram fechadas sem que o fim das atividades tenha sido comunicado à Junta Comercial”, explica o presidente da Jucepar, Ardisson Akel.

Para os novos empreendedores, a medida da Jucepar possibilita mais opções de escolha de nome. “Devido ao volume de novos negócios que surgem no Paraná, a expectativa é que fique cada vez mais difícil a escolha de um nome empresarial, e em muitas vezes o empresário tem que recorrer a uma segunda ou terceira opção de razão social”, observa Akel.

Anualmente, a Junta Comercial do Paraná realiza o processo de baixa das empresas que estão há 10 anos sem atualizar dados do registro empresarial. A medida é embasada no artigo 60 da lei 8.934/94. O presidente da Jucepar ressalta a importância de comunicar à entidade informações como mudança de endereço, composição societária e capital social.

“É fundamental que essas informações sejam comunicadas à Jucepar para evitar transtornos de última hora”, destaca Akel. Atualmente, o Paraná soma mais de 1 milhão de empresas em atividade.

Hamilton Zambiancki Junior/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.