Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Medida permite a captação de recursos que serão aplicados em prol dos direitos da mulher; também foi sancionada legislação que aprimora o Conselho Municipal de Direitos das Mulheres

O prefeito Alexandre Kireeff sancionou a Lei Municipal nº 12.465, que cria o Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres (FMDM). O objetivo é garantir os recursos financeiros necessários para a efetivação das políticas públicas voltadas à garantia e à realização dos direitos das mulheres, ao combate à violência contra as mulheres, à promoção da equidade entre mulheres e homens e do empoderamento da população feminina.

Também foi sancionada a Lei nº 12.466, que dispõe sobre o Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (CMDM). Segundo a lei, o Conselho é vinculado à estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, e tem como finalidade formular e propor diretrizes para ações voltadas à promoção dos direitos das mulheres. O CMDM também deverá atuar no controle social, e na orientação normativa e consultiva sobre as políticas públicas para mulheres, em Londrina. As duas leis foram publicadas no Jornal Oficial do Município, nº3.138, do dia 2 de dezembro.

Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sonia Medeiros, a aprovação das Leis nº 12.465 e 12.466 é de extrema importância. “O Fundo é um mecanismo que possibilitará o acesso a novas fontes de recursos e, com isso, poderemos incrementar nosso orçamento para investir em novos projetos. E através das melhorias implementadas no Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, teremos a garantia de participação de mulheres dos mais diversos segmentos sociais, atendendo reivindicação da sociedade civil”, explicou.  

A vereadora Elza Correia, que atuou diretamente nos movimentos de mulheres em Londrina e no Paraná, considera a criação do FMDM um ganho substancial para o Município. “Ele abre novas alternativas para complementar o orçamento que a secretaria tem, já que as demandas da SMPM aumentaram, e vai possibilitar a manutenção das políticas que são desenvolvidas em cada vez mais espaços da sociedade”, afirmou.

Para a vereadora, as alterações realizadas no Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres trazem uma maior representatividade ao órgão. “O Conselho é uma das ferramentas democráticas mais importantes, pois garante políticas públicas. O prefeito Kireeff mostra, dessa forma, seu compromisso e respeito pelas atividades e políticas em defesa dos direitos da mulher. E ao preservar os direitos das mulheres, a sociedade como um todo é beneficiada”, ressaltou.

Fundo Municipal - O Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres será vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). As receitas que irão compor o FMDM poderão ser obtidas através de doações, auxílios, contribuições ou transferências; repasses provenientes da União, do Governo Estadual, de organizações não governamentais; convênios, termos de cooperação ou contratos, entre outros.

Os recursos deverão ser aplicados exclusivamente em programas e atividades vinculadas às políticas públicas para as mulheres, conforme critérios estabelecidos pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.

Alterações no Conselho – A nova legislação aprimora a Lei nº 7.562, de 1998, conferindo novas competências ao CMDM, como o incentivo e apoio à realização de eventos, estudos e pesquisas no campo da promoção, proteção e garantia dos direitos das mulheres. Dentre as novas atribuições, o Conselho também deverá oferecer subsídios para a elaboração de legislação relacionada aos interesses das mulheres, e participar da organização das Conferências Municipais de Políticas para as Mulheres.

O texto da lei prevê a ampliação do CMDM, que passa a ser composto por 32 membros. As vagas são divididas igualmente entre representantes da sociedade civil e poder público, mais seus suplentes. A nova lei também regulamenta a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM), instituindo a obrigatoriedade de sua realização, a cada quatro anos, e sua coordenação pelo CMDM e pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

A Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres deverá promover, qualificar e garantir a participação da sociedade, especialmente mulheres, na formulação e no controle de políticas para mulheres no Município. Também tem como finalidade estimular a criação e o fortalecimento das organizações feministas e da organização de mulheres, avaliar o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, visando sua ampliação e aprimoramento, entre outros objetivos.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.