Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O próximo volume traz novos pioneiros contando as suas histórias em Ibiporã, além de um filme inédito da Ibiporã dos anos 50. Será no dia 31 de julho (sexta-feira), às 20 horas, no Cine Teatro Padre Zanelli, de Ibiporã. Entrada franca.

Será lançado NESTA sexta-feira 31 de julho, às 20 horas, no Cine Teatro Municipal Padre Zanelli, em Ibiporã, o 6º DVD-Book da série Contos e Causos – História Viva de Ibiporã. A produção é do Museu Histórico e Artes de Ibiporã (MHAI), órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O Contos e Causos é um projeto do Governo de Ibiporã, realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fundação Cultural, com o apoio do IPHAN e da SETI-PR.

Já foram lançados os volumes I a V do projeto e agora é a vez do Volume VI, que traz novos pioneiros contando as suas histórias, aventuras e causos em Ibiporã. Esta edição traz ainda um filme inédito de Ibiporã nos anos 50 – produzido em preto e branco em 1959 e repassado à Fundação Cultural pela família Canuto – que fará o público literalmente voltar no tempo.

Cada volume do projeto traz um filme de aproximadamente 55 minutos de duração, que é exibido na tela do nosso cinema, além de um livro-álbum fotográfico com 104 páginas.

Recepção do público

O evento tem entrada franca. Haverá ainda exposição de fotografias e carros antigos e, para receber o público, orquestra de violão e dança, com os alunos e professores dos cursos da Fundação Cultural.

Será uma agradável sessão de cinema com pipoca, imagens marcantes e lembranças de um tempo que ficou gravado na memória desses homens e mulheres que ajudaram a construir Ibiporã.

Projeto aguça a emoção

O Contos e Causos tem oito volumes finalizados, com cerca de 160 pioneiros (ou seus familiares) entrevistados, belas imagens e depoimentos que nos transmitem a sabedoria desses arquivos vivos. É um trabalho envolvente, “que aguça a emoção não só de quem é entrevistado, mas também de quem escuta os relatos”, afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo e idealizador do projeto, Julio Dutra.

“Através dos depoimentos, contos e causos, trazemos para o público assuntos que antes faziam parte do repertório de lembranças de um número limitados de pessoas ou até mesmo somente daquela pessoa. É como se fôssemos tecendo uma colcha de retalhos que, ao final, se transforma em algo único e valioso", acrescenta.

Os pioneiros que participam neste Volume VI são:

Amara Cândida de Jesus Silva

Anna de Assis Camatari

Antônio Ladir Feltrin

Antonio Nadir Bigati

Cicero Carlos da Silva

Cinira Ferro Calijuri

Dione Terezinha Bruschi de Menezes

Edinete Maria Figueira

Gervásio Fernandes

Jaime Sípoli

João Aniceto da Silva

Luzia Patuzzo Colognezi

Maria Terezinha Ranieri Sípoli

Nair Belloni Fernandes

Paulo Toledo Piza

Pedro de Souza Filho

Raul Santos de Sá

Jaime Kaster/Asimp/FCI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.