Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Rolândia é mais uma vez destaque no cenário nacional. Agora no desenvolvimento municipal. Levantamento divulgado pelo Sistema FIRJAN, com dados de 5.471 municípios, onde vivem 99,5% da população brasileira, aponta que Rolândia é o 118º em termos de Brasil e o 16º no Paraná no desenvolvimento municipal, medido em quatro índices: Educação, Saúde, Emprego e Renda e a soma de todos eles perfazendo o índice de desenvolvimento municipal (IDM). O ano base do levantamento é 2016.

De 0 a 1, os resultados colocam Rolândia como 0.8427 no IDM em nota de desenvolvimento, sendo Educação 0.8602, Saúde 0.9181 e Emprego e Renda 0.7498. No tocante a Saúde, a nota de Rolândia é uma das melhores do país. O resultado geral aponta que Rolândia é um município com alto desenvolvimento municipal. Em todas as avaliações, Rolândia está bem acima da média nacional, colocando a cidade como referência e modelo.

Rolândia foi melhor avaliada do que cidades paranaenses com mais habitantes como Arapongas, Ponta Grossa, Cianorte, Cambé, Umuarama, São José dos Pinhais, Guarapuava, Paranaguá e Foz do Iguaçú.

No comparativo com capitais, Rolândia se coloca bem a frente de cidades importantes de todas as regiões do país como Porto Alegre (Rio Grande do Sul – SUL), Salvador (Bahia-NORDESTE), Cuiabá (Mato Grosso- CENTRO-OESTE), Belo Horizonte (Minas Gerais-SUDESTE) e Rio Branco (Acre –NORTE), dentre outras.

QUEM FEZ O ESTUDO - O Sistema FIRJAN, representante de todas as indústrias do estado do Rio de Janeiro, fez o levantamento nacional com o cruzamento de dados nacionais e a contribuição de 102 sindicatos e cerca de 7.103 colaboradores e 283 estagiários. Com suas cinco organizações (SESI, SENAI, IEL, FIRJAN e CIRJ), o Sistema FIRJAN atua em áreas fundamentais, como a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e de seus familiares. Louveira, em São Paulo, conquistou 0,9006 ponto no IDM e é a cidade mais desenvolvida do país.

O levantamento pode ser conferido em:
http://www.firjan.com.br/ifdm/consulta-ao-indice/ifdm-indice-firjan-de-desenvolvimento-municipal-resultado.htm?UF=PR&IdCidade=412240&Indicador=1&Ano=2016

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.