Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Será lançado nesta segunda-feira (19), às 18h30, no Plenário da Assembleia Legislativa, o livro “José Richa – Imagens e Histórias de um Político de Verdade”, organizado pelo Instituto Teotônio Vilela – seção Otto Bracarense, órgão de estudos do PSDB regional. A obra reúne fotos do fotógrafo Ivan Bueno que documentam vários períodos da trajetória política do ex-governador do Paraná, um dos fundadores do partido e também do antigo MDB. A cessão do espaço para sediar o evento foi solicitada pelo líder do Governo na Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Entre os convidados que já confirmaram presença estão o senador Aécio Neves (PSDB) e o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que, além de correligionário, era amigo pessoal de Richa. Para o presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), a iniciativa presta uma justa homenagem a um dos mais importantes líderes políticos da história recente do Paraná, com reconhecida atuação no processo de redemocratização do País.
 
Conciliador
 
Embora tenha lançado raízes e feito toda sua carreira política no Paraná, onde se formou em Odontologia pela Universidade Federal, José Richa nasceu em São Fidélis, no Rio de Janeiro. Veio para cá muito cedo e iniciou-se nas lides políticas através da União Paranaense dos Estudantes (UPE), da qual foi secretário e posteriormente presidente. Presidiu também o Diretório Nacional da Juventude Democrática Cristã.
 
Foi vice-presidente do Comitê Mundial da JDC e secretariou a organização partidária do PDC em 1961, mesmo ano em que foi oficial de gabinete do então governador do Estado, Ney Braga. No ano seguinte ocupou a chefia de gabinete da Secretaria do Interior e da Justiça. Em 1962 obteve seu primeiro mandato, de deputado federal, para o qual se reelegeu em 1966. Com a extinção das antigas siglas partidárias após o golpe de 1964, foi um dos fundadores e integrantes da comissão provisória que formou o Diretório do MDB no Paraná. Candidatou-se ao Senado em 1970, e dois anos depois foi eleito prefeito de Londrina.
 
A eleição para o Senado ocorreu em 1978. Nesse período presidiu a Comissão de Economia e foi membro titular das Comissões de Relações Exteriores e da Comissão de Agricultura do Senado, além de relator da comissão mista de deputados e senadores para definição da economia cafeeira. Conhecido e respeitado por seu espirito conciliador, sempre aberto ao diálogo, atuou nas conversações que geraram a fusão entre o PMDB e o PP, possibilitando a eleição de vários governadores da oposição em 1982, a primeira eleição direta para o cargo desde 1965 e de quase duas décadas de ditadura militar. Além de Richa no Paraná, elegeram-se, entre outros, Franco Montoro em São Paulo e Tancredo Neves em Minas Gerais.
 
Como governador, teve participação destacada na campanha das Diretas-Já, que mobilizou brasileiros em todos os pontos do país. A emenda de Dante de Oliveira não foi aprovada pelo Congresso, mas o colégio eleitoral acabou elegendo um representante da oposição, Tancredo Neves, para suceder o último presidente militar, João Figueiredo. Durante sua gestão à frente do Palácio Iguaçu Richa desenvolveu projetos sociais de grande repercussão, como o “Click Rural”, que levou energia elétrica para áreas rurais de todo o estado.
 
Eleito senador em 1986, deixou o PMDB em 1988, para fundar, junto com Montoro, Mário Covas, José Serra, Hélio Jaguaribe e outros, o PSDB. Disputou o Governo do Estado novamente em 1990 e, em 1995, deixou a politica para retornar à iniciativa privada. Morreu em 17 de dezembro de 2003, aos 69 anos, em decorrência de uma fibrose pulmonar.
 
Sandra C. Pacheco/Asimp/ALEP
 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.