Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No trânsito a pessoa escolhe entre beber ou não beber, usar ou não o cinto de segurança, utilizar ou não o celular ao volante. É com o slogan “minha escolha faz a diferença” que a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) se junta ao movimento Maio Amarelo em Londrina. Com atividades durante todo o mês que vem, a abertura oficial da programação está agendada para a próxima quarta-feira (3), às 9h, na avenida Duque de Caxias, em frente à Prefeitura. O objetivo da companhia é o desenvolvimento de ações coordenadas entre o poder público e a sociedade, colocando em pauta o alto índice de mortos e feridos no trânsito e a importância das escolhas individuais positivas no dia a dia das ruas.

Com o intuito de promover a conscientização sobre a segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e outros agentes envolvidos na dinâmica dos centros urbanos, o calendário de intervenções do Maio Amarelo aposta na informação como ferramenta fundamental na preservação de vidas. Dessa forma, nos 31 dias do mês seguinte o londrinense vai ser convidado a refletir e a discutir, em diferentes lugares e situações, comportamentos e atitudes capazes de contribuir na construção de um trânsito mais seguro e humanizado para todos.

Entre o cronograma de ações está a realização de blitze educativas em vias de grande movimentação, abordagens instrutivas em bares e baladas com a utilização de bafômetros, conscientização sobre o uso adequado das vagas exclusivas de estacionamento com o auxílio da multa moral. Além disso, panfletagem em cruzamentos, orientações em eventos, arte na faixa, postagens diárias na página da Prefeitura de Londrina sobre boas escolhas ao volante, já a partir do dia 1º, complementam a lista de atividades.

De acordo com o coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro , a intenção é que as práticas levantem discussões sobre como cada um se comporta nas ruas. Ele conta que, a cada ano, mais e mais pessoas se interessam pelo tema e tomam a consciência de que este não é um assunto isolado, com desdobramentos limitados. “Ao contrário disso, as atitudes de cada indivíduo no trânsito têm consequências em várias esferas da vida. Isso vale para todo mundo – de crianças a idosos – e é muito interessante que os cidadãos estejam pensando nisso com mais frequência”, afirmou o coordenador.

Ribeiro explicou que, assim como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul” conseguiram sensibilizar a sociedade para a prevenção do câncer de mama e próstata, respectivamente, o objetivo é que ano a ano o Maio Amarelo estimule os indivíduos a debater sobre o trânsito e conduza a uma cultura de paz nas ruas e avenidas das cidades.

As ações do movimento Maio Amarelo em Londrina são realizações da CMTU em parceria com a Polícia Militar (PM), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Econorte, o Sest / Senat, além de empresas e outras entidades. O detalhamento das atividades acontecerá a partir da semana que vem, conforme o desenrolar do calendário.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.