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A proximidade do fim dos atuais contratos de concessão de pedágio nas rodovias paranaenses vem motivando um amplo debate sobre o tema. A falta de transparência sobre o valor arrecadado pelas concessionárias e à não execução de obras de duplicação intensificam a crítica ao atual modelo de cessão de exploração das rodovias no estado. Para chamar a atenção da população paranaense sobre a questão, deputados estaduais integrantes da Frente Parlamentar Contra a Renovação dos Contratos de Pedágio vêm percorrendo o Paraná para debater com a sociedade ações para evitar que os atuais contratos sejam renovados ou ampliados. Nesta sexta-feira, (dia 8), duas audiências públicas foram realizadas em Maringá e Londrina.

“Só um novo modelo de concessão de pedágios interessa à população do Paraná. É isso que defende essa frente”, afirmou o deputado estadual Evandro Araújo, um dos 31 integrantes da Frente Parlamentar, na audiência na Câmara Municipal de Maringá. “Somos escravos de um modelo ruim.”

Nos encontros, o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, alertou sobre a proposta das concessionárias de repactuar os atuais contratos de pedágio, com o aceno de tarifas mais baixas. “É uma armadilha para o povo do Paraná. Temos de rever o modelo e trazer transparência aos contratos”, defendeu Campagnolo.

O presidente da Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel), Dilvo Grolli, apresentou números que atestariam uma distorção entre o que é arrecadado pelas concessionárias e o que é investido em obras nos trechos pedagiados. Já Homero Marchesi, ex-auditor do Tribunal de Contas do estado, apresentou sete motivos para não renovar os atuais contratos de pedágio.

Participaram das audiências em Maringá e em Londrina os deputados Ademir Bier, coordenador da frente, Tercílio Turini, Cláudio Palozi, Requião Filho, Anibelli Neto e Márcio Pauliki. Nas duas reuniões, entidades e a população tiveram a oportunidade de dar a sua opinião sobre a questão.

Novos encontros

As audiências públicas organizadas pela Frente Parlamentar Contra a Renovação dos Contratos de Pedágio já foram realizadas em Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu. Estão previstos ainda debates em Umuarama, Paranaguá, Guarapuava e Campo Mourão.

Ricardo Marques de Medeiros/Asimp/ALEP

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