Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria da Fazenda (Sefa), coordenaram, nesta quinta-feira (8), a cerimônia de posse dos participantes do Conselho Estadual de Parques Tecnológicos (CEPARTEC), que tem como objetivo a elaboração de um plano estratégico de ciência, tecnologia e inovação, para implementar o Complexo Paranaense de Parques Tecnológicos. A reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, um dos membros do Conselho, participou da solenidade realizada no Palácio Iguaçu.

O CEPARTEC, presidido pelo governador Beto Richa, terá a participação de secretarias de Estado, universidades, entidades representativas de classe e institutos de pesquisas com o objetivo de elaborar diretrizes e normativas voltadas para a formulação, implantação e acompanhamento do Complexo Paranaense de Parques Tecnológicos.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, ressaltou a importância que o Conselho terá na implantação do Complexo Paranaense de Parques Tecnológicos. "Este novo desafio fortalece o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação no Paraná e caracteriza-se como um avanço dos processos de cooperação entre o setor público, setor privado e as universidades", afirmou.

Entre as funções do Conselho estão as de mapear as iniciativas existentes nessa área, apontar segmentos prioritários, aprovar e acompanhar a implantação dos parques além de buscar fontes de recursos para os projetos.

O coordenador de Assuntos Econômicos da Secretaria da Fazenda, Francisco de Assis Inocêncio ressaltou que a intenção é estabelecer parques tecnológicos de quarta geração no Estado, capazes de agregar universidade, governo, institutos de pesquisa. "Uma das principais demandas das empresas que estão investindo no Estado é saber, por exemplo, as áreas onde estão as pesquisas e o desenvolvimento tecnológico no Estado. Além disso, mapear essas iniciativas vai evitar, por exemplo, duplicidade de projetos", destacou.

O Complexo de Parques Tecnológicos se caracteriza como um ambiente planejado que oferecerá serviços e infraestrutura, com o objetivo de estimular e fortalecer a competitividade, o desenvolvimento da inovação e aproximar universidades, centros de pesquisa e as empresas residentes, a fim de aumentar a competitividade empresarial.

Inspirado no modelo adotado por São Paulo, que já conta com 28 parques tecnológicos, o projeto do Paraná foi concebido em conjunto pelas secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia e da Fazenda. Um dos objetivos é estimular a participação do pesquisador paranaense no desenvolvimento de pesquisa junto ao setor produtivo.

"O Paraná é um Estado inovador e temos condições de avançar ainda mais. Com a criação de um complexo que integre os parques tecnológicos conquistaremos mais avanços em pesquisas e consequentemente desenvolvimento para o estado do Paraná", afirmou o secretário João Carlos.

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.