Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Começa nesta sexta-feira (1º) mais uma edição da campanha Abril Verde no Paraná. O objetivo é chamar a atenção das empresas e do poder público para a importância de se desenvolver ações de prevenção contra acidentes de trabalho. O movimento é organizado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Paraná (Sintespar), em parceria com o governo estadual e demais instituições.

Todas as 22 regionais de saúde do Estado também participarão das atividades. Durante todo o mês, as equipes de saúde vão promover ações educativas junto ao setor produtivo e ao comércio, conscientizando os empresários sobre a necessidade de oferecer condições adequadas de trabalho aos funcionários. A campanha também atingirá os trabalhadores com palestras esclarecendo os direitos de cada categoria.

“Estamos convidando trabalhadores, empresários e outras esferas governamentais e não governamentais para participarem do movimento e levantar a bandeira de defesa da saúde dos trabalhadores paranaenses”, comenta o diretor do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador, José Lucio dos Santos.

Vários eventos estão programados durante o Abril Verde para enfatizar a importância da segurança no trabalho e discutir melhorias a respeito da saúde do trabalhador. O mês foi escolhido por reunir o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho (28 de abril). 

Segundo o diretor, o objetivo é chamar a atenção de que alguns problemas de saúde podem estar relacionados às atividades laborais. “Muitas vezes a pessoa fica doente e não sabe que foi por causa do trabalho”, conta.

As ações são voltadas à conscientização, debate das responsabilidades, avaliação de riscos dentro dos ambientes de trabalho e papel das organizações. Os temas giram em torno de segurança de máquinas e equipamentos, ergonomia dos postos de trabalho, ruídos nos ambientes de trabalho, a questão do trabalho rural com ênfase nos agrotóxicos, assédio no trabalho, entre outros.

LANÇAMENTO OFICIAL – No próximo dia 8, em Curitiba, a Secretaria da Saúde realiza uma videoconferência para lançar oficialmente a programação da campanha em todas as regiões do Estado. O evento contará com a participação do presidente Sintespar, Adir de Souza, que também vai apresentar as atividades programadas pelas entidades parceiras do sindicato.

Segundo ele, o apoio do Governo do Estado tem sido essencial para o sucesso do movimento, que já existe há dois anos. “Isso mostra que o Paraná não é omisso frente a este problema grave que são os acidentes de trabalho. Só temos a agradecer o apoio da Secretaria da Saúde, que permitiu que expandíssemos nossa atuação por todo o Estado”, ressaltou Souza. 

NÚMEROS – Estima-se que a cada minuto pelo menos três vidas sejam perdidas em acidentes de trabalho pelo mundo. Isso significa cinco mil mortes por dia, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT - 2013). A cada ano, acidentes não mortais totalizam 317 milhões e as vítimas de acidentes de trabalho somam 270 milhões, segundo o mesmo relatório da OIT. 

De acordo com o Movimento Abril Verde, cerca de quatro mil pessoas morrem anualmente no Brasil em decorrência de acidentes de trabalho. No Paraná, esse número chegou a 270 em 2013.

Assessoria/SESA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.