Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa, liderada pelo Sebrae, estimula a população a concentrar o consumo em micro e pequenas empresas

Em uma iniciativa inédita, foi lançado na quarta-feira, dia 5 de agosto, em todo o País, um movimento para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A ação é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia. No Paraná, o Sebrae prepara uma série de atividades especiais, a maioria delas concentradas no mês de setembro, para engajar parceiros, empresários e paranaenses em torno do Movimento.

“Queremos valorizar os pequenos negócios, responsáveis pela geração de empregos e renda e que, no Paraná, têm um papel fundamental para o desenvolvimento do Estado”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta. Comprar das micro e pequenas empresas, no seu entendimento, é fundamental, porque elas estão perto das casas das pessoas; são geradoras, na maioria das vezes, do primeiro emprego; o dinheiro movimentado por elas fica nos bairros; e elas desempenham, por consequência, um papel relevante no desenvolvimento das comunidades.

Tioqueta afirma que é a primeira vez que nasce um movimento com este viés no País, para que as pessoas percebam que, ao comprar dos pequenos negócios, elas estão melhorando a sua cidade, ajudando a economia. As micro e pequenas empresas são mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas. De janeiro a junho deste ano, de acordo com informações do Sebrae Nacional, foram criados no Brasil cerca de 730 mil pequenos negócios. No Paraná, existem em média 850 mil pequenos negócios formalizados, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

O ponto alto do Movimento Compre do Pequeno Negócio, que ocupará a agenda do Sebrae nos próximos anos, é o 5 de Outubro, em referência ao Dia da Micro e Pequena Empresa, data que marca o início da vigência do primeiro Estatuto Nacional da Micro e Pequena Empresa em 1999, fato lembrado aqui no Paraná em outros anos, com a Semana da Pequena Empresa. O Movimento prevê no Paraná ações de atendimento individual, de revitalização do comércio, de compras públicas, envolvendo as 6 regionais da entidade, 12 escritórios e 31 Pontos de Atendimento ao Empreendedor, instalados em todo o Estado.

Serão atendimentos online, orientações em tendas, oficinas, palestras, cursos, encontros de negócios, seminários, consultorias, distribuição de kits com orientações sobre vendas, totalizando mais de 300 eventos e 5 mil consultorias, com foco em inovação, marketing, mídias digitais e finanças.

“O Sebrae está na vida dos empreendedores há mais de 42 anos, é o parceiro dos pequenos negócios em todos os momentos, e nada melhor que uma mobilização como esta para mostrar como as micro e pequenas empresas estão preparadas num mercado cada vez mais competitivo”, reforça o diretor-superintendente do Sebrae/PR. Na sua avaliação, os pequenos negócios ‘seguram’ o Brasil nos momentos de dificuldade e o grande aprendizado que os empreendedores paranaenses dão à sociedade é sempre enxergar com otimismo as oportunidades.

Mais informações sobre o Movimento Compre do Pequeno Negócio, podem ser obtidas no hotsite (www.compredopequeno.com.br) que enumera as razões para comprar das micro e pequenas empresas. Em breve, o Sebrae/PR divulgará a grade com a programação estadual. No hotsite, os empreendedores também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho. Até esta quarta-feira, já haviam se cadastrado cerca de 180 empresas.

O Sebrae e as instituições parceiras, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação Brasileira de Franchising (ABF), que estavam presentes na coletiva nacional de lançamento do Movimento, em São Paulo, sob o comando do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de Outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo.

Para incentivar a participação no Movimento Compre do Pequeno Negócio, haverá campanhas na mídia, nas redes sociais e a distribuição de kits gratuitos para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores. “A expectativa é que o 5 de Outubro se torne uma data em que as pessoas preferencialmente comprem das micro e pequenas empresas e assim colaborem com o crescimento da economia brasileira”, ressalta Tioqueta.

Leandro Donatti/Asimp/Sebrae/PR 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.