Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, orienta a todos os municípios do estado para que promovam suas Conferências de Direitos Humanos, como preparação para as conferências estadual e nacional, que acontecerão ainda no primeiro semestre de 2016.

Como a indicação de delegados para a Conferência Estadual (que acontecerá de 11 a 13 de março em Curitiba) deve ser feita com ao menos um mês de antecedência, os municípios têm prazo até 14 de fevereiro para a realização das conferências municipais ou regionais. Com isso, poderão levar aos eventos estadual e nacional propostas de atuação do poder público nas diversas áreas dos direitos humanos. A Conferência Nacional será realizada de 27 a 29 de abril, em Brasília.

As conferências municipais, regionais, estadual e nacional são instâncias de fundamental importância para a deliberação de políticas públicas de promoção dos direitos humanos. Constituem mecanismo de participação social que propicia discussões periódicas entre representantes do poder público e da sociedade civil sobre temas de interesse público, para a proposição de diretrizes e ações na área de direitos humanos, especialmente nos seguintes eixos: afirmação e fortalecimento da democracia, garantia e universalização de direitos, promoção e consolidação da igualdade.

Em 2016, além da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, ocorrerão conjuntamente diversos outros eventos da área: a 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT e a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Ascom/Ministério Público do Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.