Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) e o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) apresentaram na Assembleia Legislativa projeto de lei que altera o conteúdo da lei do Patrimônio Cultural do Paraná. O objetivo, segundo eles, é modernizar o texto que atualmente não explicita os critérios para o tombamento de Unidades de Conservação (UC). Após a aprovação em Plenário, a Lei 1211/53 vai garantir que uma Área de Preservação Ambiental (APA) possa também fazer parte do patrimônio natural do Estado, depois que o Plano de Manejo for finalizado.

De acordo com o deputado Plauto Miró, isso vai favorecer o trabalho realizado pelos técnicos da Secretaria Estadual de Cultura. “Nós não queremos impedir a preservação. Ao contrário, queremos que seja definido o quanto antes a forma de preservar a nossa Escarpa. E saber o modo correto de usar as áreas que a compreendem, para então definir o que será tombado”, afirmou o deputado, ao se referir à Escarpa Devoniana, localizada na região dos Campos Gerais. Recentemente a discussão sobre o tombamento de parte da Escarpa Devoniana, como patrimônio natural, levantou questionamentos a respeito da definição do que será tombado antes mesmo da aprovação do Plano de Manejo.

Para o deputado Romanelli, a adequação no texto vai evitar problemas legais, “porque o Plano de Manejo da área de proteção ambiental permite uma série de estudos de natureza ambiental, socioeconômica, histórica e cultural. O projeto vai permitir isso sem ferir questões que afetam o desenvolvimento das regiões".

Criação

A APA da Escarpa Devoniana foi criada em 1992, e compreende um total de 392 mil hectares que passam por 13 municípios, a maioria da região dos Campos Gerais. A elaboração do Plano de Manejo começou em 2004, mas ainda não foi concluído. A responsabilidade para definir o regramento de uso da APA é do conselho gestor instalado em 2013 e que debate o tema com representantes da sociedade e administração dos municípios envolvidos.

Muitas famílias que dependem das atividades econômicas desenvolvidas dentro da APA da Escarpa Devoniana estão preocupadas com a possibilidade do tombamento. Diferentemente da regulamentação de uma área de preservação, o tombamento funciona como um bloqueio total. Enquanto que na APA é possível promover a exploração econômica consciente, na área de tombamento nada pode ser feito. “O tombamento é importante, mas antes queremos saber o modo correto de usar a área que compreende a APA e para isso precisamos do Plano de Manejo”, declarou o secretário de Agricultura de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto.

Plano de manejo – Toda APA ou Unidade de Conservação necessita de um documento técnico que deixe claro a composição do ecossistema a ser preservado. A partir desse entendimento é que são ponderadas as formas de uso tanto da área em si, como do entorno. O documento deve prever ainda o impacto da ação do homem e os reflexos disso no futuro para evitar a degradação da biodiversidade.

O zoneamento também deve estar explicitado para orientar o dimensionamento das possíveis atividades exploratórias. E acima de tudo o documento precisa estabelecer as regras para a execução de atividades florestais, de mineração, agricultura e pecuária.

Mesmo depois de aprovado, o Plano de Manejo passa por constantes avaliações, alterando eventualmente a forma exploratória da unidade de conservação. “Com essa mudança não haverá riscos, por exemplo, de inserir no tombamento áreas que são produtivas, mesmo estando dentro de uma APA. Preservar não é necessariamente inviabilizar o uso da terra”, explicou Plauto.

Asimp/ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.