Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na manhã de ontem(1º), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu em seu gabinete, o relações institucionais da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Roberto Sampaio Pedreira, e representantes de entidades vinculadas à área industrial para debaterem a instalação de um LABFAB, um laboratório/fábrica de prototipagem em três dimensões, no Tecnocentro do município de Londrina.

O laboratório de prototipagem da ABDI será o primeiro a ser instalado na região sul do Brasil. Atualmente, há instalações como essa em Brasília, Sorriso (MG), Cacoal (RO), Recife (PE) e São Paulo (SP). O local será especializado na produção de protótipos de produtos e equipamentos para a área da saúde e de Tecnologia da Informação (TI).

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Nado Ribeirete, explicou que sempre que o industrial vai desenvolver uma nova peça, ele precisa fazer todo o projeto, seu molde, testá-lo para então fabricá-lo. “No FABLAB será possível fazer o protótipo em três dimensões, o que custa caro. Mas, esse laboratório vai proporcionar testes e aprimoramento dos produtos da área da Tecnologia da Informação e da saúde, ambos setores em que Londrina é muito forte e que podemos ampliar”, destacou.

O prefeito explicou ainda que o encontro de hoje advém de outras oportunidades em que uma equipe de representantes de sua gestão, políticos e empresários fizeram à Agência, em Brasília. “A vinda da ABDI a Londrina é de fundamental importância, porque ela concede embasamento para todas as empresas e indústrias desenvolverem seus produtos e ampliarem seus negócios, dando as condições necessárias para que Londrina cresça, gere renda e desenvolvimento em vários setores”, afirmou Marcelo.

O relações institucionais da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Roberto Sampaio Pedreira, ressaltou que o foco de trabalho da agência é a agregação de valor na indústria brasileira. “Trabalhamos em prol da melhoria da produtividade, do aumento da qualidade de inovação das empresas e do aumento da competitividade. É com esse propósito que viemos a Londrina para contribuir com o processo de desenvolvimento que já está em curso no município e na região. Trouxemos algumas soluções e estratégias voltadas ao setor da saúde, do agronegócio, redes inteligentes e cidades inteligentes e um dos braços desse trabalho é a instalação do laboratório chamado de FABLAB, que é uma fábrica/laboratório de protótipos.”

Pedreira esclareceu que a fábrica não produz, mas serve como espaço de prototipagem de desenvolvimento de produtos de testes para serem colocados no mercado. Ele explicou ainda que através de eventos e debates como hackathon, por exemplo, surgem produtos que são considerados soluções tecnológicas para as demandas de hospitais e médicos. Esses produtos viram um negócio, um produto comercializável, podendo vir a deixar de ser uma solução específica para um caso concreto, passando a ser um produto de mercado comercializado no país e no mundo.

Para isso, o FABLAB servirá como um espaço de treino e aprimoramento desses novos  produtos, para que eles possam ser colocados no mercado. Para o presidente do Grupo Saúde Londrina União Setorial (Grupo SALUS), João Claudio Santilli, Londrina poderá se fortalecer ainda mais na área da saúde, tornando-se referência nacional em ações pioneiras como essa.

Santilli explicou que a vinda do laboratório a Londrina é providencial, porque já existe um projeto, do grupo e do Sebrae, de cadeia de saúde. “Estamos integrando os prestadores de serviço e as indústrias que produzem produtos para a saúde. Eles estão desevolvendo, sob nossa demanda, alguns produtos para serem utilizados por nós nessa área. Um laboratorio dessa natureza pode perfeitamente ser útil na hora da prototipagem dos produtos e da validação dos mesmos, para depois entrar em produção industrial. Não teria hora melhor para a gente da área da saúde encaixar um laboratório dessa natureza nesse cenário”, ressaltou.

O gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Henry Carlo Cabral, lembrou também que a interação entre o Município, com a cessão do espaço para a instalação do LABFAB no Tecnocentro, com a agência e com o Senai enriquece o conhecimento e o desenvolvimento da área industrial. “O Senai Londrina hoje é referência estadual para tratar do tema indústria e temos uns laboratórios em que é possível fazer algumas simulações, mas com a parceria com a ABDI abre-se uma possibilidade para se ampliar a iniciativa tanto para o Senai, quanto para as empresas e startups fazerem novos testes, novas aplicações e novas soluções para a indústria.”

Cabral destacou ainda que Londrina sendo a primeira cidade da região Sul a ter o laboratório mostra que a cidade chama atenção dado seu ecossistema está sendo conhecido em nível de Brasil, o que agrega uma possibilidade de atrair novas empresas de base tecnológica e novas indústrias e, com isso fazer rodar a máquina municipal com empresas de tecnologias. “Todo mundo ganha”, salientou.

ABDI - A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), mas é uma entidade autônoma inserida no Sistema S. Ela atua como elo entre o setor público e privado, por meio de ações que ampliem a competitividade da indústria. Os trâmites burocráticos referentes aos valores e dimensões do que deve ser instalado, assim como a quantidade de profissionais necessários ainda está sendo debatido.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.