Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Subsidiar e agilizar a fiscalização de obras no Paraná. Esses são os objetivos dos convênios de cooperação técnica que o Conselho Regional de Engenharia de Agronomia do Paraná (CREA-PR) pretende assinar ainda neste ano com vários municípios paranaenses. Pinhais, Carambeí, Francisco Beltrão, Itaperuçu, Ortigueira, Tibagi, Marechal Cândido Rondon e Curitiba já são conveniados, mas a previsão é de que sejam fechados convênios com São José dos Pinhais, Paranaguá, Campo Largo, Ponta Grossa, Castro, Colombo, Londrina, Apucarana, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Campo Mourão.

“Os convênios visam a estabelecer condições de mútua cooperação para a troca de informações, colaborando na fiscalização de obras e serviços desenvolvidos na jurisdição dos municípios”, explica o engenheiro civil Mauricio Luiz Bassani, facilitador de fiscalização do Núcleo Leste, do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do CREA-PR. O compromisso entre o Conselho e as prefeituras ainda permite a colaboração na aplicação da legislação e das normas que regulamentam a atuação de cada um dos partícipes.
 
Bassani explica que as parcerias disponibilizam o banco de dados do CREA-PR para consultas de atividades desenvolvidas na jurisdição do município relativas à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), fiscalizações de obras e serviços e registro de profissionais e empresas. “Por meio da parceria, os municípios potencializam as ações de seus fiscais porque recebem orientação sobre as atividades e serviços profissionais que necessitam da participação efetiva e declarada de profissionais registrados no CREA-PR”, conta, acrescentando que, ainda pelo convênio, o CREA-PR participa de fiscalizações com os municípios em empreendimentos de interesse da sociedade.
 
Em contrapartida, os municípios devem fornecer as informações relativas a alvarás de construção, obras irregulares embargadas, informando CPF e CNPJ de proprietários de obras fiscalizadas, alvarás de funcionamento de empresas que exercem atividades econômicas de serviços de Engenharia e fornecimento de notas fiscais eletrônicas de serviços de Engenharia.
 
Ronaldo Arcega Ribeiro, da gerência de ISS da Secretaria de Finanças de Pinhais, avalia que o convênio com o CREA-PR é recente e ainda tem muito a progredir. “Estamos trabalhando em conjunto com o Conselho não apenas na questão da fiscalização, mas também no que se refere a orientações aos contribuintes”, diz. Como exemplo, Ribeiro cita as informações relacionadas à documentação para emissão de alvarás e recolhimento de tributos.
 
De acordo com a gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do CREA-PR, Vanessa Moura, o Conselho tem trabalhado desde 2013 com foco na celebração de convênios e tem grande expectativa de fechar novos acordos com municípios paranaenses neste ano, fortalecendo assim as parcerias regionais. “A grande vantagem é que esses convênios possibilitam que as prefeituras agreguem valor a sua fiscalização, tanto na área de urbanismo quanto na área de finanças”, relata a gerente. Os primeiros frutos dessas parcerias já começaram a ser colhidos, os quais estão permitindo o aprimoramento do trabalho de fiscalização, o que leva maior segurança às obras e serviços técnicos realizados no Estado.
 
Daniela Licht /Asimp/Crea
 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.