Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na quarta-feira, 21 de fevereiro, funcionários do Museu Municipal de Rolândia receberam a Profª da UEL e também Diretora do Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss” Regina Alegro e Amauri Ramos da Silva responsável técnico pela catalogação, registro e acervo do museu londrinense.

O encontro teve como objetivo conhecer o atual local de funcionamento do Museu em Rolândia bem como as dependências do prédio próprio construído na antiga Estação Ferroviária.

Durante o encontro estiveram presentes a Diretora do Museu de Rolândia Nilce Jacinto Martins, a Professora Silvia Unbehaun Puschel e a Turismóloga Flavia Galbero. Pensando em um layout para acomodar o grande e riquíssimo acervo existente, Amauri Ramos e Regina Alegro, a partir da planta baixa, emitirão um parecer com sugestões para que o novo espaço seja ocupado, garantindo questões como o cuidado com o acervo que será exposto, a sala e acondicionamento adequado do acervo reserva, iluminação, temperatura, incidência de luz e claridade, circulação de visitantes, cuidados com segurança, umidade, proteção de insetos e animais.

Atualmente o Museu Municipal de Rolândia possui um amplo acervo composto de várias peças entre objetos, mobiliários, documentos, bem como, material de caráter bibliográfico, artístico, fotográfico. Durante o Encontro foi discutido sobre a possibilidade de assessoria do Museu de Londrina para realização de uma oficina de orientação para limpeza, manutenção e cuidado de peças históricas. No encontro discutiu-se também sobre o retorno dos trabalhos iniciados em 2017 com o Projeto “Contação de Histórias” uma parceria entre UEL/Secretaria de Cultura/Secretaria de Educação e os Museus de Rolândia e Londrina. O Projeto será retomado em março e os próximos encontros contemplarão uma Oficina de Fotografia e Entrevistas para os professores participantes do Projeto.

Outro ponto positivo do encontro foi a comunicação de que está previsto em breve a participação de Rolândia e demais cidades vizinhas de um encontro com Renato Carneiro, Chefe da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) da Secretaria de Estado da Cultura, com o objetivo de que o mesmo possa conhecer o potencial dos museus e espaços de memória do Norte do Paraná, para que além conhecer nossa região, possa contribuir e articular ações para que investimentos e valorização desses espaços sejam também prioridade do governo e administração em todas as esferas governamentais.

As coordenadoras do Projeto Contação de Histórias em Rolândia e funcionárias da Prefeitura Municipal, que atuam hoje na Educação e Cultura: Nilce, Flavia e Silvia avaliaram como muito produtiva essa parceria e aproximação dos espaços históricos e culturais, pois articulando esses espaços na região metropolitana de Londrina os Museus ganham força e visibilidade, lutando assim coletivamente para a preservação e cuidado com a “história da nossa gente”.

NC/PMR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios