Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na quarta-feira, 21 de fevereiro, funcionários do Museu Municipal de Rolândia receberam a Profª da UEL e também Diretora do Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss” Regina Alegro e Amauri Ramos da Silva responsável técnico pela catalogação, registro e acervo do museu londrinense.

O encontro teve como objetivo conhecer o atual local de funcionamento do Museu em Rolândia bem como as dependências do prédio próprio construído na antiga Estação Ferroviária.

Durante o encontro estiveram presentes a Diretora do Museu de Rolândia Nilce Jacinto Martins, a Professora Silvia Unbehaun Puschel e a Turismóloga Flavia Galbero. Pensando em um layout para acomodar o grande e riquíssimo acervo existente, Amauri Ramos e Regina Alegro, a partir da planta baixa, emitirão um parecer com sugestões para que o novo espaço seja ocupado, garantindo questões como o cuidado com o acervo que será exposto, a sala e acondicionamento adequado do acervo reserva, iluminação, temperatura, incidência de luz e claridade, circulação de visitantes, cuidados com segurança, umidade, proteção de insetos e animais.

Atualmente o Museu Municipal de Rolândia possui um amplo acervo composto de várias peças entre objetos, mobiliários, documentos, bem como, material de caráter bibliográfico, artístico, fotográfico. Durante o Encontro foi discutido sobre a possibilidade de assessoria do Museu de Londrina para realização de uma oficina de orientação para limpeza, manutenção e cuidado de peças históricas. No encontro discutiu-se também sobre o retorno dos trabalhos iniciados em 2017 com o Projeto “Contação de Histórias” uma parceria entre UEL/Secretaria de Cultura/Secretaria de Educação e os Museus de Rolândia e Londrina. O Projeto será retomado em março e os próximos encontros contemplarão uma Oficina de Fotografia e Entrevistas para os professores participantes do Projeto.

Outro ponto positivo do encontro foi a comunicação de que está previsto em breve a participação de Rolândia e demais cidades vizinhas de um encontro com Renato Carneiro, Chefe da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) da Secretaria de Estado da Cultura, com o objetivo de que o mesmo possa conhecer o potencial dos museus e espaços de memória do Norte do Paraná, para que além conhecer nossa região, possa contribuir e articular ações para que investimentos e valorização desses espaços sejam também prioridade do governo e administração em todas as esferas governamentais.

As coordenadoras do Projeto Contação de Histórias em Rolândia e funcionárias da Prefeitura Municipal, que atuam hoje na Educação e Cultura: Nilce, Flavia e Silvia avaliaram como muito produtiva essa parceria e aproximação dos espaços históricos e culturais, pois articulando esses espaços na região metropolitana de Londrina os Museus ganham força e visibilidade, lutando assim coletivamente para a preservação e cuidado com a “história da nossa gente”.

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.